BNews Turismo

Copa do Mundo: Saiba quais itens e atitudes podem levar à prisão de turistas no Catar

Copa do Mundo de 2022 promete não ser tão prazerosa para os turistas  |  Divulgação / ekrem - Pixabay

Publicado em 16/11/2022, às 12h56   Divulgação / ekrem - Pixabay   Cadastrado por Téo Mazzoni

A Copa do Mundo é um dos eventos mais aguardados pelas pessoas e costuma atrair milhares de turistas para os países sedes dos jogos. A edição de 2022, no Catar, não vai ser diferente, entretanto a experiência promete não ser tão prazerosa como em outras oportunidades, já que os Cataris possuem uma série de restrições, devido à religião, que são muito comuns em outras nações. 

Os turistas/torcedores que vão ao Catar para acompanhar a Copa do Mundo de 2022 foram avisados sobre vários itens e atitudes que são proibidos no país. Segundo o memorando oficial, os viajantes podem enfrentar pena de prisão caso sejam encontrados com itens ilegais. 

"Importar drogas, álcool, pornografia, produtos suínos, livros e materiais religiosos para o Catar é ilegal", diz o site do governo do Reino Unido Foreign Travel Advice (Conselhos de Viagem ao Estrangeiro).

A cerveja, queridinha dos brasileiros, só pode ser servida em locais designados, como dentro dos estádios durante as partidas, mas o consumo dela em outros lugares é proibido. 

"Xingar e fazer gestos grosseiros são considerados atos obscenos e os infratores podem ser presos e/ou deportados", continua o site. "Tome cuidado especial ao lidar com a polícia e outros funcionários".

Dentre os cuidados listados, evitar demonstrações públicas de intimidade e conselhos sobre a vestimenta das pessoas, são alguns dos mais importantes. 

"Você deve se vestir modestamente quando estiver em público, inclusive enquanto estiver dirigindo. As mulheres devem cobrir os ombros e evitar usar saias curtas", instrui o site.

"Tanto homens quanto mulheres são aconselhados a não usar shorts ou tops sem mangas ao ir a prédios governamentais, centros de saúde ou shoppings". 

A escolha do Catar como país sede da Copa do Mundo de 2022 gera controvérsias desde o momento que foi decidido, em 2010. A postura do estado em relação à homossexualidade e direitos humanos são dois dos fatores que mais geram polêmicas acerca do assunto. Muitos acreditam que os organizadores colocaram o lucro de um torneio dessa magnitude acima da humanidade. 

Há alguns dias, um embaixador da Copa do Mundo do Catar disse à rede de televisão alemã ZDF que a homossexualidade é "dano na mente".

Além disso, aproximadamente 12 a 15 mil pessoas morreram durante as obras do evento, afirma o New York Times. Para efeito de comparação, nove pessoas morreram durante a construção das infraestruturas das copas de 2010, 2014 e 2018. 

O ex-presidente da FIFA Joseph "Sepp" Blatter comentou que foi um "erro" escolher o Catar como país anfitrião: "Foi uma má escolha. E eu era responsável por isso como presidente na época", disse.

 

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Copa do mundo polêmica fifa turismo Catar bnews copa do mundo 2022 bnews turismo

Leia também


Vídeo: Homem é resgatado após cair em bueiro na Bonocô


Partido de Bolsonaro não vai entrar com pedido de anulação da eleição


‘Perdeu, mané’ se mantém no topo dos assuntos mais comentados do Twitter