Artigo

Disputa pelo comando do PT deveria ser exemplo para todos os partidos

Imagem Disputa pelo comando do PT deveria ser exemplo para todos os partidos
Repórter do BNews analisa disputa pelo comando do partido em Salvador  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 13/08/2019, às 17h43   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

A briga interna pelo comando do PT em Salvador é um bom exemplo de democracia para todos os partidos. Gilmar Santiago, atual presidente e candidato à reeleição, disputa a presidência da sigla na capital com diversos outros candidatos. E ele corre o risco de perder a cadeira. Coisa rara de se ver em outras agremiações. 

Dificilmente vemos disputas internas dessa natureza em outros grandes partidos. A prática corriqueira se dá por caciques veteranos indicarem previamente os presidentes das legendas. As convenções partidárias se tornaram mera formalidade para chancelar esses nomes. A atuação dos filiados se limitam apenas a referendar as decisões das cúpulas. O PT soteropolitano está dividido e os correligionários estão sendo convidados a participar do processo democrático.

Conforme o BNews antecipou, três das maiores chapas se uniram em um movimento que já é visto como de isolamento contra Gilmar. O acordo prevê um revezamento: em caso de vitória, Ademário irá para presidir o partido em Salvador nos anos de 2020 e 2021; e a professora Iracema Moura, da Esquerda Popular Socialista (EPS) e dirigente do MSTS, comandará em 2022 e 2023. Hamilton Menezes, da Construindo um Novo Brasil (CNB), retirou sua candidatura e seu grupo político fará parte da gestão.

Gilmar, por sua vez, também apresentou a sua carta na manga. E ela se chama Jaques Wagner. O apoio do senador é importantíssimo para qualquer postulante ao comando da sigla e pode ser um fator decisivo para o pleito. O governador Rui Costa ainda não manifestou preferência.

As eleições municipais acontecem no dia 8 de setembro, com eleição de delegados para congressos estaduais e com eleições de delegados para o congresso nacional. Até lá, muita água vai rolar. E o BNews estará de perto acompanhando tudo. 

*Henrique Brinco é jornalista formado pela Unijorge, de Salvador, e atua como repórter de política do BNews e do jornal Tribuna da Bahia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp