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Confiança no mundo dos negócios

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No plano interno, a confiança pode gerar um ambiente de trabalho mais sinérgico, integrado, ágil e eficiente  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 19/09/2019, às 10h00   Luciano Sampaio*


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Confiança é a base de toda e qualquer relação. No mundo dos negócios não é diferente e toda empresa precisa equalizar as promessas que faz aos seus públicos com aquilo que de fato entrega. Dessa capacidade de inspirar confiança, surge uma enorme vantagem competititiva e um relacionamento mais sólido com investidores, funcionários, fornecedores, clientes e demais públicos estratégicos.

Gerar uma cultura de transparência e fortalecer aspectos como credibilidade, reciprocidade e lealdade é fundamental na construção dessa confiança, o que envolve ainda uma adequada e eficiente gestão de informações. É essencial que as empresas transmitam aos públicos com os quais se relacionam as informações necessárias para garantir aumento da confiança bem como a consolidação de laços mais duradouros.

Nesse cenário, não é de se espantar que a confiança tenha se tornado a moeda mais valiosa da atualidade, e  buscar aumentar esse capital junto aos stakeholders deve estar na ordem do dia das empresas que pretendem se manter saudáveis e competitivas no mercado. O suporte de uma assessoria especializada é estratégico neste momento, ajudando as empresas a entenderem e minimizarem ameaças e aumentarem as oportunidades de construir relações mais sólidas.

Para tanto, a confiança precisa perpassar os diferentes âmbitos das empresas, sendo buscada tanto externamente junto ao mercado e aos clientes, na relação que se desenvolve com a marca, os produtos que ela oferta e na divulgação realizada para os consumidores, quanto internamente em seus processos operacionais e no clima organizacional entre as pessoas que fazem a engrenagem da empresa funcionar diariamente.

Mais do que nunca, é necessário inspirar confiança em todos os seus níveis. No plano externo, uma empresa com produtos, serviços ou operações confiáveis é capaz, por exemplo, de gerar não somente a fidelização  do cliente como torná-lo ainda defensor da sua marca. Afinal, é muito comum as pessoas recomendarem, indicarem ou falarem positivamente de empresas em que confiam.

No plano interno, a confiança pode gerar um ambiente de trabalho mais sinérgico, integrado, ágil e eficiente. Quando um profissional confia nos colegas e nos respectivos chefes bem como na gestão da empresa e no modo como ela gerencia suas informações e redes de relacionamento, a entrega final para o cliente e a sociedade tende a ser muito melhor.

Desse modo, é preciso que essa capacidade de inspirar confiança faça parte do DNA das empresas. Tendo esta premissa como um de seus principais legados e patrimônio corporativo, a empresa pavimenta o sucesso dos seus negócios e  contribui para sua sustentabilidade no mercado.

*Luciano Sampaio é sócio-líder da PwC Brasil no Nordeste

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