Artigo

Mutirão da qualidade: um passo para a humanização dos serviços municipais da Saúde

Imagem Mutirão da qualidade: um passo para a humanização dos serviços municipais da Saúde
Bnews - Divulgação

Publicado em 05/10/2019, às 15h41   Leo Prates


FacebookTwitterWhatsApp

Oferecer um atendimento de qualidade, seguro, e principalmente HUMANIZADO para toda a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) de Salvador é um dos meus fundamentais objetivos à frente da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). 

Para tanto, desde que assumi a pasta, criei e implementei importantes ações, a exemplo do projeto “Manda SMS para mim”, que consiste em visitar pessoalmente toda a rede de postos para ouvir atentamente as demandas da população e dos nossos próprios profissionais, adotando posteriormente as medidas necessárias para solucionar os problemas identificados. 

Nesse contexto, pensando em fortalecer as ações em campo, lançamos também o programa “Mutirão dos Alvarás”, para adequarmos os equipamentos do município aos mais altos padrões de exigência da Vigilância Sanitária, colocando nossas unidades no mesmo padrão e patamar da rede privada. Eliminando, diminuindo ou prevenindo quaisquer riscos aos cidadãos e aos colaboradores. 

Humanizar os nossos serviços, principalmente para aqueles que mais precisam de cuidados, atenção e dignidade, tornou-se uma obstinação ao passo que tenho conferido de perto às necessidades daquelas pessoas cujos lugares sociais que ocupam, por vezes, lhes restringe oportunidades para cuidar da própria vida. 

Sabemos que a saúde é um bem de primeira necessidade para as pessoas, e é impulsionado por esta perspectiva que estamos buscando incansavelmente melhorar os nossos serviços em vários aspectos, a exemplo da estrutura física dos nossos equipamentos, contemplando reformas prediais, trocando aparelhos de ar-condicionado e mobiliário, até o abastecimento de insumos e medicamentos, para oferecermos, ainda, um maior conforto, colaborando para a humanização dos atendimentos e para ofertar cada vez mais qualidade aos serviços prestados para os soteropolitanos através da Prefeitura Municipal de Salvador. 

Desde o mês julho até o presente momento foram investidos mais de R$ 30,5 milhões para cumprirmos todos os critérios de organização, higiene e limpeza exigidos pela legislação. Se trabalhamos com saúde, não podemos permitir colocar a população em risco dentro da nossa própria rede! Além disso, se exigimos os alvarás e, por conseguinte, segurança da rede privada, devemos também fazer o dever de casa e darmos o exemplo, seguindo um dos principais ensinamentos que aprendi com meu pai: “se lidera pelo exemplo, não pela palavra!”. 

O Mutirão dos Alvarás almeja que 100% da rede de atenção primária à saúde do município esteja com seus alvarás atualizados, ou seja, adequada aos padrões estruturais exigidos pela Vigilância Sanitária, até o dia 29 de março de 2020, durante as comemorações pelo aniversário de Salvador. Este será nosso presente para essa cidade maravilhosa e seu povo!

Até lá, continuaremos a trilhar unidos pelo caminho das transformações que desejamos para a Saúde em Salvador: vistoriando, cobrando e, principalmente, trabalhando para que possamos ao fim da gestão olharmos para trás e nos orgulharmos de ter contribuído para preservar o bem mais precioso que todos possuem: à vida!

Leo Prates
Secretário Municipal da Saúde de Salvador

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp