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Quem tem seu bloco que abaixe a corda!

Publicado em 17/03/2012, às 11h21   Ildazio Tavares Jr.*



Como um quase especialista em gestão em Mkt de produto e a caminho de um mestrado, resolvi olhar esse sub-produto carnavalesco chamado bloco como um negócio mesmo! Quais suas ameaças, oportunidades, pontos fracos e fortes, enfim qual o futuro deste que já foi a vedete do carnaval baiano!


Vejo o modelo de negocio bloco de carnaval desde a sua derrocada para o modelo bandas como uma simples ação promocional que referenda mais ainda os jurássicos artistas do axé, para depois de tantos holofotes da mídia saírem mundo afora comercializando seus shows! Nada mais que isso! Pois bem, lucro fica difícil em face a tantos custos ou melhor ao custo carnaval!


Defendo há mais de três anos a queda das cordas e desta ferramenta de controle chamada abadá que simplesmente entristece e enfeia festa! A corda a longo prazo ajudou na virada de jogo que tomamos do carnaval carioca , aumentou a violência  e simplesmente como a mortalha e a mamãe sacode tem seu ciclo finalizado!

Vamos de marketing, uma básica análise swot para quem quer patrocinar um trio sem corda:


Ameaças: a não segmentação de público (dúbio!)


Oportunidades: aumento do público pipoca para seguir o artista, vários nichos ou  públicos, incremento para camarotes, aumento na taxa de ocupação dos hotéis e venda de pacotes, diminuição da taxa de violência e "custo polícia", recuperação da criatividade - pois a rua estará livre desta indecente fila, incremento de pequenos blocos, fim de conselhos de merda do carnaval que nao se presta para nada , enfim...


Pontos fracos: no máximo uma logomarca no abadá, mas mesmo assim muito questionável! Foi-se o tempo que agregava valor !


Pontos Fortes: diminuição do custo total em 70% , criação de propriedades customizadas como carros de apoios, cross seling com os camarotes e festas de verão, entre tantos que me fogem a memória!


Em  conversas com os empresários e amigos do segmento, soube que para colocar uma  Ivete na rua por 6 dias custa  R$ 3.000.000,00, e se abaixarem a corda ela custa algo em torno de R$ 800.000.00! Só de cordeiro e segurança estima-se R$. 500.000,00!


Poucos blocos tem lucros expressivos, mas muitos conseguem razoável ou boa captação, e se forem bons em matemática e marketing (criando um produto atrativo) ,perceberão que só terão a ganhar, sem falar nos cordeiros que deixam de existir, o que será um alivio a todos!


Além do mais a possibilidade de se abrir um grande palco democrático que é a rua para os novos talentos e propostas musicais serem postos ao julgo popular! Com isso acontecendo, tenho convicção que começaremos a rescrever uma nova festa, mais democrática, comercial, criativa e, acima de tudo, atrativa aos turista e patrocinadores que fugiram daqui para o Rio e Recife.


Quem viver verá!

*Ildazio Tavares Jr. é empresário e radialista

Classificação Indicativa: Livre

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