Coronavírus

Enfrentemos e Sigamos

Imagem Enfrentemos e Sigamos
Bnews - Divulgação

Publicado em 23/03/2020, às 16h21   José Medrado*


FacebookTwitterWhatsApp

O ser humano guarda um mecanismo de defesa muito forte, chamado autoengano. Através dele buscamos evitar uma determinada situação, com o único objetivo de nos protegermos. Resolvemos pensar em outras coisas, desconectamo-nos ou minimizamos o que está em nosso derredor, pois se torna mais simples ignorar para não sofrer.

É o tal ‘está na cara’, mas não queremos ver. Essa maneira de nos comportarmos leva a rejeitar uma situação que requer, no caso da pandemia do corona vírus, por exemplo, uma maior atenção para que não continuemos fingindo que a questão não está aí posta, e saíamos cometendo os mesmos erros de não proteção conosco e com os outros.

Esse momento, portanto, também pode ser usado para encontrar as nossas vulnerabilidades psicológicas, trabalhando-as no fortalecimento de que situações que nos desfavorecem, gerando-nos medo e estresse, que também fazem parte do mundo, da nossa vida, e que não conseguimos controlar tudo que está no nosso em torno. Estamos vendo as pessoas fingindo que nada acontece, porque assim elas encontram uma falsa sustentação psicológica para enfrentar a experiência que está aí para todos, onde precisamos pensar em nós, nos “nossos” e nos outros.

Essas pessoas vão terminar se perdendo em suas próprias fugas, gerando temores crescentes, pois perderá o senso de direção de que só precisa seguir as orientações que têm sido exaustivamente veiculadas por todos os meios de informação, e ir adiante. É uma chance de não apena confrontarmos os nossos medos e vulnerabilidades, mas também de crescermos em valores de cidadania, de coletividade.

Aprendamos a encontrar os recursos necessários, mesmo em nossas fraquezas e medos, para seguirmos adiantes nas experiências difíceis que vira e mexe nos aparecem, de forma pessoais e ou coletivas, pois se não as enfrentarmos não aprenderemos como lidar com elas.

O pai da Psicologia Analítica dizia: “O que você nega o submete. O que você aceita o transforma”.

* José Medrado é líder espírita, fundador da Cidade da Luz, palestrante espírita e mestre em Família pela UCSal. Também é apresentador de rádio.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp