Coronavírus

Ainda não assimilamos o golpe

Imagem Ainda não assimilamos o golpe
Bnews - Divulgação

Publicado em 29/03/2020, às 18h15   Eliezer Santos


FacebookTwitterWhatsApp

Ordem e Progresso não são coisas da nossa rotina. A pandemia do novo coronavírus comprovou e alargou essa constatação. Inicialmente o impacto social do Covid-19 está apenas no impedimento de tocar a vida como antes. Em um sentido figurativo, a crise não bagunçou nossa vida como sociedade brasileira, ela apenas acendeu uma luz e mostrou a bagunça onde vivemos. 

Um lugar onde as autoridades desconhecem seus deveres, onde a ciência é tratada como coisa menor e a vida humana concorre com a saúde da economia em pé de igualdade. 

Ainda estamos sob o manto da polarização eleitoral e reduzimos o drama de saúde pública a um Fla-Flu político da pior qualidade. Em outra frente, vagamos à procura de sensatez e bom senso.

O assunto pandemia passeia em extremidades, ambas obviamente perigosas. Em uma ponta está a visão apocalíptica, numa perspectiva que rende louros ao business religioso [basta um passeio rápido no Youtube – é cada aberração], na outra está a negligência dos que desrespeitam, à luz do dia, as recomendações das autoridades sanitárias quanto ao isolamento social. 

Nesse interim, cabem memes, senso comum, fake news e um tanto de coisas que ampliam a sensação de que continuamos perdidos. 
Amenizamos o desconforto do jeito que dá. Da janela, cantamos, aplaudimos, oramos, batemos panelas e o que mais surgir. 

Tudo bem que gigantes, como o novo coronavírus, conseguem provocar o efeito reverso de unir as pessoas em torno de uma causa e também afloram os atos de solidariedade que ajudam a abrandar os estragos. 

Há, porém, uma mensagem mais profunda a ser compreendida sobre as responsabilidades individuais e coletivas em perseguir os ideais inscritos na bandeira nacional.  

Por ora, ainda não assimilamos o golpe. 

*Eliezer Santos é jornalista, escritor e coeditor do BNews

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags