Artigo

A Politica também precisa se reinventar

Imagem A Politica também precisa se reinventar
Você que é politico, gestor público ou deseja ingressar neste segmento, fuja dos paradigmas atuais e se reinvente, antes mesmo de pensar em ingressar no fantástico mundo da politica  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 03/05/2020, às 09h49   Heraldo Rocha


FacebookTwitterWhatsApp

De todas as pautas da grande mídia, da academia, do mercado, talvez só exista um consenso, as mudanças vieram para ficar, pós-COVID-19 e teremos um novo “normal”. E as mudanças vão continuar cada dia mais intensas, bruscas e emergentes, exigindo renovação.

Sempre fui uma pessoa e profissional que busquei me renovar. Já tive diversos ciclos de carreira, como médico-pediatra, depois empresário da área de saúde, gestor da área pública, politico, dirigente partidário e voluntário da área de saúde.

O que teve em comum destes meus ciclos, foram meus valores, a busca pela excelência e o espirito de servir á sociedade, independente da atividade.

A palavra do momento e até mais moderna, é reinvenção e comecei a me questionar ainda mais, com leituras sobre a Revolução Industrial 4.0, mindset digital, organizações 4.0, se também a politica não precisaria se reinventar?

Eu, sem falsa modéstia já me considero, um produto desta reinvenção. Carioca, não sou filho de família tradicional baiana, nunca tive grandes recursos financeiros, sou o que alguns chamam de “milagre da política”. Mais de 20 anos como Deputado Estadual, com votação sempre ascendente, Secretário de Estado por 2 (duas) vezes e mantendo-se sempre ativo no campo político partidário.

E sempre questionei e até enfrentei alguns paradigmas bem tradicionais da politica atual. Forma de relação com o eleitor, acessibilidade ao candidato, práticas de campanha, conteúdo consistente de propostas de trabalho, plataforma clara para os mandatos, entre outros elementos.

Sem aqui querer polemizar, falando de partidos, de lideranças politicas, sejam elas nacionais, estaduais ou municipais, do executivo ou legislativo, já se passou do tempo, de uma verdadeira reinvenção da politica, dos políticos e da forma de fazer politica.

Ouço sempre de profissionais liberais, de empresários e do cidadão comum, por exemplo, que eles querem gestores públicos focados na administração das suas cidades, Estados e/ou Pais e não gestores que tomam decisões ideológicas ou influenciadas pelo próximo pleito eleitoral.

Estas mesmas pessoas e segmentos também me dizem que querem campanhas mais propositivas, colaborativas, transparentes e com ideias claras do que os candidatos realmente irão fazer quando assumirem seus mandatos.

E outra coisa, que me toca muito nestas conversas é quando estas pessoas sinalizam que falta um verdadeiro propósito aos políticos ou aqueles que pleiteiam os seus votos.

Talvez pudesse dizer que não existe momento mais propicio para esta renovação ou reinvenção com tudo que está acontecendo no nosso país.

Pandemia, radicalismo eleitoral, instabilidade institucional, insatisfação do cidadão, reforma eleitoral e total incredibilidade da classe e da atividade politica em altíssima intensidade.

E porque a importância da reinvenção da politica, porque, felizmente ou infelizmente tudo passa pela política, das coisas mais simples da vida de qualquer cidadão ao enfrentamento dos maiores problemas de uma localidade, região e/ou do planeta. 

E dividindo um pouco dos bastidores da minha quarentena produtiva, estas reflexões já existiam há alguns anos, mas, com uma leitura mais intensa de novos temas e conversas com meu filho, Fábio Rocha, que é um profissional de referência nas áreas de gestão, liderança e carreira, isto foi ao pico.

Inclusive pude iniciar um treinamento sobre Mentoria e em breve teremos novidades neste campo.

Portanto, você que é politico, gestor público ou deseja ingressar neste segmento, fuja dos paradigmas atuais e se reinvente, antes mesmo de pensar em ingressar no fantástico mundo da politica.

Heraldo Rocha é médico, Gestor Público, Ex-Deputado Estadual e Mentor nas áreas de Gestão Pública/Politica Eleitoral

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags