Artigo

Olavo chutou o pau, mas não derrubou a barraca

Imagem Olavo chutou o pau, mas não derrubou a barraca
As bases do bolsonarismo se voltam contra ele mesmo. O mesmo aconteceu com o PT tempos atrás, mas demorou para acontecer. Com Bolsonaro isso tem corrido a galopes de cavalo ligeiro.  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 08/06/2020, às 06h17   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

O ideólogo Olavo de Carvalho, o guru do bolsonarismo, soltou os cachorros em cima do presidente da República. Vivi para ver isso. Urrou contra Bolsonaro e disse palavras nunca antes ditas por um aliado tão próximo. Por mais que possa vir a negar futuramente, Olavo, foi sim, um dos entusiastas da escalada da extrema direita ao poder na personificação do ex-capitão do Exército brasileiro. 

Como eu bem disse no título: chutou o pau, mas não derrubou a barraca. Eu vou mostrar claramente aqui o trecho da fala de um vídeo do canal oficial do professor no YouTube, postado na madrugada do sábado (6):

“O anti-olavismo é um fenômeno inédito no mundo […] Nunca houve um massacre jornalístico e judiciário desse tamanho contra uma pessoa. Nem contra líderes revolucionários nem contra narcotraficantes. Mas se você não processa esses caras, eles processam você e te acusam de fazer a mesma coisa que eles fizeram".

Vale o contexto: Olavo perdeu um processo em 2017 para Caetano Veloso - onde o acusava o cantor de pedofilia - e precisa pagar R$ 2,8 mi. Não cumpriu a decisão judicial. 

“E o que Bolsonaro fez para me defender? Bosta nenhuma. Aí vem com condecoraçãozinha. Enfia a condecoração no cu. Porque eu fui seu amigo, mas você nunca foi meu amigo. Quantos crimes contra o Olavo você investigou, seu Bolsonaro? Nenhum. Você nem se interessou (…). Esse pessoal não consegue derrubar seu governo? Continue inativo, continue covarde e eu derrubo essa merda desse seu governo, governo aconselhado por generais covardes ou vendidos”. 

O que Olavo fez foi uma chantagem ao presidente, além de chamá-lo de inativo e covarde. Atacou até o "véio da Havan", a quem chamou de Zé Carioca. Olavo quer praça, Olavo quer dinheiro, Olavo quer o uso dos instrumentos do governo a seu favor. Há quem defenda que o velho está preocupado com sua situação no exterior e estaria pululando verboragias para a escola de um golpe. 

As bases do bolsonarismo se voltam contra ele mesmo. O mesmo aconteceu com o PT tempos atrás, mas demorou para acontecer. Com Bolsonaro isso tem corrido a galopes de cavalo ligeiro. Vários nomes tradicionais da sua campanha à escalada do Planalto já se voltaram contra e o morismo, que tem um forte discurso anti-corrupção, já mira o político. 

Olavo diz claramente que, se Bolsonaro não tomar atitudes, ele mesmo derrubará o governo. Pronto: IMPERADOR OLAVO DE CARVALHO, o dono do Brasil. Aquele que correu do solo brasileiro para não sofrer sanções locais, que quer mandar e desmandar em setores governistas e tem cada vez mais perdido espaço com suas ideologias. 

Se Olavo fosse bom como fala, tivesse ido à urna. Resta saber se Bolsonaro fará igual ao vira lata que às vezes é maltratado e xingado pelo dono e depois volta com o rabo abanando. Se fizer o que Olavo quer, vai provar ser uma marionete facilmente manipulável. Há quem diga que já o é de outros setores, principalmente militar, mas isso depois só o tempo mostrará e julgará.

* Victor Pinto é jornalista formado pela Ufba, especialista em gestão de empresas em radiodifusão e estudante de Direito da Ucsal. É editor do BNews e coordenador de programação da Rádio Excelsior da Bahia. Atua em outros veículos e com consultoria. Twitter: @victordojornal

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags