Artigo

É razoável?

Imagem É razoável?
Bnews - Divulgação

Publicado em 24/05/2021, às 16h51   José Medrado


FacebookTwitterWhatsApp

Por favor, não se trata de quem você votou, nem votará sempre; não se trata de sua admiração por motivos que você pode ter em sem números, mas é realmente razoável, que o presidente da República saia afirmando: “Vocês sofreram muito com medidas restritivas sem qualquer comprovação científica. Não existe comprovação científica de lockdown. Não existe.”. Não usar, aglomerar, mas, ao viajar para posse do presidente equatoriano e chegar lá usando máscara? É razoável isso? Sabendo você, como eu e ele que cientistas do mundo inteiro, de relevância afirmam o contrário? É razoável? Claro que há comprovação. Naturalmente, muitos ao lerem vão buscar defender a si e as suas convicções, mas uma vez com conceitos equivocados, como por exemplo ideologia, a tal espontaneidade. Não, por favor!!! Não se trata de ideologia, ou de visão diferente da realidade, ou seguindo outra forma de pensar da ciência. Não. É mentira dizer que não há comprovação científico, e para tanto há nomes mundiais de respeito e estudo – repito – mais que afirmando, comprovando. Lamentável o uso de mentira como forma de convalidar posições. 

Temos recentemente ouvido muito falar o termo “ideologia”, como um só significado. Não há apenas um significado, ele é polissêmico, ou seja, possui vários sentidos. Essa multiplicidade de sentidos torna difícil a precisa identificação e conceituação da palavra, razão pela qual muito a utilizam de forma equivocada ou mesmo de má-fé para desqualificar uma ideia ou, ao contrário, dar reforço de conteúdo a algo sem sentido. Teoricamente, a ideologia em si é quase tão antiga quanto a filosofia, tendo seus primórdios remetidos à Antiguidade Clássica, com os pensamentos do filósofo Aristóteles. Porém, o termo somente foi criado na modernidade com o filósofo francês Destutt de Tracy, ganhando o status de uma ciência que abordaria a formação e a construção das ideias, na percepção sensorial do mundo externo.

Infelizmente, o senso comum, o entendimento geral, vê a ideologia como um simples conjunto de ideias ou uma idealização sobre algo. Porém, ela não pode ser vista dessa forma, deveremos, então, percebê-la de duas maneiras científica, filosófica: a visão clássica e a visão crítica. Na visão clássica, o termo tem o significado de uma espécie de ciência capaz de organizar metodicamente e estudar rigorosamente o conjunto de ideias que formam a intelectualidade humana. Na visão crítica, a ideologia é uma ilusão criada por uma classe para manter a aparente legitimidade de um sistema de dominação. Pareceu familiar? Isso é ciência, estudo. Dessa forma, entendemos que a apropriação lugar-comum, digamos assim, da expressão ideologia no nosso País tem sido mais para o segundo aspecto, envolvendo, inclusive, mais que ilusões, muitas vezes, inverdades, na defesa de princípios. 

Independentemente, de admiração, de aceitação e concordâncias quanto à forma de ser do presidente da República, não se pode concordar, na contramão de tudo que o mundo civilizado defende na pandemia, do que disse Bolsonaro, que voltou a reiterar as críticas que vem fazendo ao isolamento social enquanto instrumento de combate ao corona vírus. E assim o foco vão sendo tirado de tudo que acontece por estas nossas terras.

*José Medrado é líder espírita, fundador da Cidade da Luz, palestrante espírita e mestre em Família pela UCSal. Escreve para o BNews às segundas-feiras.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags