Política

“Os direitos dos idosos existem e precisam ser respeitados no Brasil”

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 18/06/2021, às 11h35   Márcio Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

Na semana em que ressaltamos o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, venho afirmar que somos um partido formado por homens e mulheres que lutam com veemência, através de atuação parlamentar, para proteger e proporcionar a longo prazo uma vida mais tranquila e digna para os idosos baianos.

Quero aqui parabenizar o empenho de entidades e todos os envolvidos com a mobilização “Junho Violeta”, campanha repleta de ações muito positivas, o mês inteiro, voltadas à proteção da pessoa idosa, mas, preciso falar da relevância dos idosos estarem no foco de diversas discussões de forma contínua em todo o país. Precisamos tornar a sociedade mais informada, justa e cidadã.

A violência não se resume a física. Existem marcas, muitas vezes severas e irreversíveis, causadas pela violência psicológica e sexual, abandono, negligência, além do abuso financeiro. Desde 2020, ano de início da pandemia da covid-19, as denúncias de violações têm sido cada vez mais frequentes e rotineiras em âmbito mundial. Uma realidade que jamais deve ser encarada com indiferença.

Esse cenário é confirmado através de informações do Disque 100, que mostra esse panorama da violência contra essa parcela da população. No primeiro semestre de 2021, o órgão notificou no Brasil mais de 33,6 mil incidências de violações de direitos humanos contra pessoas da terceira idade.

A sociedade e o próprio poder público precisam estar cientes dos direitos dos idosos para que sejam finalmente colocados em prática. Sim, os idosos têm direitos estabelecidos, através do Estatuto do Idoso, legitimamente conquistados pela Lei 10.741/2003 e precisam ser rigorosamente efetivados para uma mudança neste cenário crítico e injusto.

Como defensor dos direitos dos idosos, cabe aqui registrar que vivemos em um país que mostra uma forte tendência para o envelhecimento da população. Dados de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa que em 2060 um em cada quatro brasileiros terá mais de 65 anos de idade.

No partido Republicanos contamos com o primoroso trabalho do Idosos Republicanos, que segue firme os valores da sigla e atento no objetivo de fortalecer e consolidar a politica de proteção dos idosos. Aqui na Bahia o movimento é muito bem capitaneado pelo deputado estadual José de Arimateia. No Brasil, o nosso secretário Nacional do Idosos Republicanos é o deputado federal Ossesio Silva, que também tem atuado com maestria nessa missão.

Os idosos merecem e devem ser respeitados. A terceira idade de hoje lutou pela consolidação da democracia e participou ativamente da construção do Brasil em que todos nós baianos e brasileiros vivemos atualmente.

Espero ter motivado a reflexão sobre o tema. Peço também que nos ajudem a coibir a violência contra os idosos. Sim! Podemos fazer a nossa parte. Não sejam cúmplices da violência. Denunciem! A sua identidade é preservada e a ligação é gratuita.

Saibam onde denunciar a violência contra o idoso:

✔️Disque 100;
✔️ Ministério Público (MP);
✔️ Conselhos Estaduais ou Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa;
✔️Delegacias Especializadas na Proteção ao Idoso no município.

Márcio Marinho é vice-presidente Nacional do Partido Republicanos, presidente estadual do Republicanos Bahia e deputado federal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp