Artigo

Feliz Natal

Imagem Feliz Natal
Bnews - Divulgação

Publicado em 30/11/2018, às 06h30   Padre Alfredo Dórea*


FacebookTwitterWhatsApp

Há quatro anos, tenho a grata satisfação de acompanhar de longe um grupo de jovens que decidiu oferecer uma ceia de natal, igual à que terão em casa, a famílias empobrecidas.

A ideia de Bruno era aparentemente insana: cada pessoa ofereceria um item da ceia e na véspera do Natal ele sairia recolhendo item por item, casa por casa e levaria a ceia de natal a uma família identificada por uma instituição que delas se ocupa. E assim foi. Às 19h, a família recebeu em casa a ceia completa.

Na ausência de mesa, a toalha trazida pelo grupo forrou a cama, que foi pequena para as dezenas de iguarias: queijos, peru, panetone, salada, vinho, sucos, frutas... presentes para cada membro da família, que inevitavelmente expandiu a sua alegria para vizinhos da mesma comunidade.

Ano seguinte, foram duas famílias, e neste quarto ano da ceia solidária, tudo indica que serão mais, porque o número de pessoas envolvidas cresceu e com elas os itens doados.

Sem publicidade nem apoios oficiais, esta galera jovem, do bem, dá mostra de que é possível uma solidariedade que respeita o lugar do outro, tratando-o como igual que somos. O que vai para a mesa da família "beneficiada" é exatamente o mesmo item que cada um consumirá em sua própria casa. Não será oferecido item de menor qualidade ou o que sobrou.

O Natal é tempo propício para a fraternidade e gestos concretos de amor e solidariedade. Tomara que o exemplo desta juventude viralize, propiciando a tantos (os que doam e os que recebem) um FELIZ NATAL.

*Padre Alfredo Dorea escreve quinzenalmente para o BNews, e é arcebispo da Igreja Anglicana Tradicional do Brasil. Graduado em filosofia e teologia. Mestre pela Universidade Gregoriana de Roma. Atua no diálogo interreligioso, combate às violências, discriminações e preconceitos, defesa dos direitos humanos e das pessoas mais vulneráveis e empobrecidas, sobretudo as que vivem com o HIV AIDS.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags