Artigo

Dois anos de gestão e os avanços da Câmara

Imagem Dois anos de gestão e os avanços da Câmara
Bnews - Divulgação

Publicado em 21/11/2018, às 06h52   Leo Prates*


FacebookTwitterWhatsApp

O tempo flui diante de tudo e, quase sempre, por conta da dinâmica da vida, não percebemos essa fluição. Naturalmente, ele segue a sua infinita jornada e nos leva no seu dorso, até que num determinado momento olhamos para o seu rastro deixado ao longo do caminho e percebemos que muita coisa aconteceu e virou história.

Este artigo conta um pouco da fluição do tempo nos quase dois anos em que estive à frente da Câmara Municipal de Salvador. E o que eu poderia dizer sobre o passar do tempo alimentado pelo trabalho?

Antes de entrar no mérito da questão, afirmo que deixarei a presidência da Casa em 31 de dezembro com o sentimento do dever cumprido. Completarei, na oportunidade, um ciclo de dois anos de realizações. Digo ainda que passarei o bastão em 2 de janeiro do próximo ano para o vereador Geraldo Júnior (SD), eleito presidente para o biênio 2019/2020, e assumirei uma cadeira de deputado na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. A saudade do Legislativo Municipal já se faz presente.

Na minha gestão, avançamos em várias áreas e “O Poder do Cidadão” foi exercido com responsabilidade, com diálogo, com austeridade, com transparência, com zelo com o dinheiro público e com o cumprimento dos acordos.

Na área de recursos humanos, realizamos o concurso público para recompor o quadro de servidores efetivos e reservamos 30% das vagas para negros e 5% para pessoas deficientes. Estamos finalizando o processo para a nomeação dos primeiros classificados.

Também hasteamos a bandeira da valorização do servidor com a aprovação do Plano de Cargos, Vencimentos e Carreira e a criação da Mesa Permanente de Negociação Salarial.  

No que diz respeito às finanças, mantivemos a política de austeridade da gestão anterior e devolvemos recursos ao Executivo Municipal. Cuidar do dinheiro público com zelo e rigor é uma obrigação de quem ingressa na vida pública.

Nossa gestão também cumpriu rigorosamente o que manda a Lei de Responsabilidade Fiscal, que é o controle dos gastos. Com as contas equilibradas, melhoramos o plenário com a instalação do novo painel de votação e requalificamos o sistema de som.

E não ficou só nisso. Reformaremos o Paço e os prédios anexos. Neste sentido, já entregamos ao IPHAN os projetos de requalificação. O deputado federal Cacá Leão (PP) foi o autor da emenda que garantiu os recursos para as obras.

Na área legislativa, reativamos o Projeto Câmara Itinerante e realizamos sessões ordinárias na Cidade Baixa, no Cabula, em Pau da Lima, em Valéria, no Subúrbio e Ilhas, em Cajazeiras e na Liberdade. A Câmara foi ao encontro do cidadão e a repercussão continua sendo a melhor possível.

Em termos de produção, no ano passado, realizamos 101 sessões ordinárias, 54 solenes e 84 especiais, significando muito trabalho. Também criamos a Super Terça, que debate temas polêmicos de interesse da cidade.  

Ainda lançamos pelo Selo Castro Alves dois livros raros de Manuel Querino, criamos a Escola do Legislativo Péricles Gusmão Régis, ingressamos na União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), aprimoramos o Processo Legislativo Eletrônico e reestruturamos a Assistência Militar.

Também fortalecemos a TV Câmara e implantamos a Rádio Câmara, que já opera na internet e está perto de ser transmitida em FM.

Neste momento de olhar para as realizações deixadas no rastro do tempo e de passar o bastão, agradeço a todos que contribuíram com a minha gestão. O tempo de agradecer é agora e sempre.

Muito obrigado!

*Leo Prates é vereador de Salvador, presidente da Câmara e deputado estadual eleito

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags