Esporte

Opinião: Torcida sem força, time rebaixado. É fato!

Imagem Opinião: Torcida sem força, time rebaixado. É fato!
Podem gritar, xingar, fazer barulho, mas a voz da torcida do Vitória é tão baixa que nem os próprios jogadores conseguem ouvir, quanto mais a diretoria  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 25/11/2018, às 10h55   Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

Na manhã deste sábado (24), torcedores do Vitória se reuniram na porta do estádio Manoel Barradas, o Barradão, para pedirem a saída do presidente Ricardo David do clube. O ato foi representado por integrantes de algumas organizadas, entre elas, Os Imbatíveis, Exércíto Rubro-Negro, Pavilhão Rubro-Negro, Caravana Rubro-Negra e a União de Torcedores do Vitória (UTV), que aos gritos exigiam mudanças na diretoria rubro-negra.

A manifestação foi convocada pelas torcidas através das redes sociais há cerca de uma semana e conseguiu atrair, mesmo com todas as torcidas envolvidas acima citadas, pouco mais, sendo otimista, de 50 torcedores. Mas, cadê a torcida insatisfeita? Cadê a torcida que xinga nas redes sociais? E por qual motivo a demora para se manifestar, mesmo vendo o Vitória se afundando a cada rodada na tabela e se aproximando cada vez mais da segunda divisão?

O fato é que a torcida do Vitória não tem força. Podem gritar, xingar, fazer barulho, como fizeram no acesso à concentração do estádio neste sábado, mas a voz da torcida do Vitória é tão baixa que nem os próprios jogadores conseguem ouvir, quanto mais a diretoria. Prova disso é que ninguém recebeu os torcedores, os portões permaneceram o tempo todo fechados e a vida seguiu normalmente dentro da Toca do Leão.

Longe de mim culpar a torcida pelo fiasco da campanha rubro-negra nos últimos três anos, incluindo este, no Brasileirão. Mas, que faltou cobrança, isso não tenho dúvidas. Principalmente daqueles que vão ao estádio, que são sócios-torcedores e contribuem diretamente para o crescimento e fortalecimento do clube. Faltou protestar antes da desgraça acontecer. Faltou cobrar atitude já nos primeiros erros da presidência, que deu largada nos trabalhos já demonstrando nítida incompetência. Faltou usar o trunfo de marcar presença no estádio para enfaticamente pedir solução, ao invés de assistir a derrubada e depois ir xingar nas redes sociais.

Fazer protesto faltando duas rodadas para acabar o campeonato e com o time praticamente rebaixado é como chorar o leite derramado. Sabemos que o desânimo dos torcedores é tão grande, que não há estímulo nem mais para lutar. No entanto, não tem mais jeito. O time vai cair e a torcida pode até conseguir derrubar o presidente, como querem, até porque não existe mais clima para continuação do senhor Ricardo David, mas como diz o velho e bom ditado: "quem espera pra ver, vê demais". E a torcida do Vitória vai ver mais uma vez o time ser rebaixado para segunda divisão.

Pode acontecer mais um milagre, a exemplo do gol de Apodi no ano passado, que salvou o Rubro-Negro. Afinal, é futebol. Mas, eu duvido!

*Tiago Di Araujo é repórter do BNews

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp