Justiça

Advogado defende Eliana Calmon após ataques da acusação em caso de grilagem no oeste da Bahia

Imagem Advogado defende Eliana Calmon após ataques da acusação em caso de grilagem no oeste da Bahia
Bnews - Divulgação

Publicado em 28/12/2018, às 18h00   João Oliveira Maia Filho


FacebookTwitterWhatsApp

A série de matérias orquestradas sobre a disputa pela Fazenda São José, no Oeste da Bahia, foge a qualquer tom do mínimo bom senso. Em recente publicação, acusam a Ministra Eliana Calmon de desinformada. Ora, a história da Ministra no Poder Judiciário, sobretudo no STJ e CNJ falam por si só.

Como não poderia ser diferente,  a Ministra nunca poderia estar tão certa, justamente com a com a prolação da sentença no processo 0000157-61.1990.805.0081.

A Magistrada reconheceu que o Autor José Valter Dias vinha sofrendo com a eternização da demanda em virtude de grilagem processual. Os grileiros utilizavam de expedientes e artimanhas processuais para permanecer na posse de forma indevida por quase 30 anos de duração do processo.

A sentença delimita que tecnicamente, por se tratar de ação possessória onde discute-se exclusivamente a posse, deve-se analisar todo o contexto inclusive o atual e verifica-se que, após a venda de áreas para mais de uma centena de pessoas, grande parte dos adquirentes procuraram o José Valter Dias e esposa para a formalização de acordo em relação à posse, deixando evidenciado neste comportamento que os referidos autores detinham de fato e são reconhecidos como o verdadeiros possuidores das áreas.

Não bastando este fato recente, a decisão reconhece que a posse do Autor decorre de forma justa, oriunda de um processo de adjudicação que tramitou de forma regular e transitou em julgado, enquanto pesa contra os réus o uso da força, da ameaça, da violência e da fraude em processual judicial, utilizando-se de inventário fraudulento com certidão de óbito falsificada e de meios escusos para a tomada da área.

Diante de toda a tentativa de grilagem de terras pelos réus, destacando na sentença a família Okamoto, os réus foram ainda condenados a indenizar os Autores José Valter Dias e esposa por todo o prejuízo que tiveram, por restarem impedidos, de forma truculenta e clandestina, de explorar a Fazenda São José.

O que resta evidenciado com a sentença e a prova ali analisada, é que o José Valter Dias foi vítima de uma ação orquestrada para grilar as terras do Oeste da Bahia e a sentença traz uma verdadeira pá de cal nos anseios dos grileiros que já movimentaram até a Câmara dos Deputados, reiteradas matérias em jornais e mídia, como mais um expediente intimidador para tentar se manterem à força nas áreas griladas, uma vez que a Justiça ou mesmo o CNJ não tem amparado as ilegalidades cometidas.

O expediente utilizado pelos grileiros é de ataque incansável a José Valter Dias, refletindo a velha tática nazista, refletida na frase atribuída a Joseph Goebbels: “uma mentira repetida mil vezes se torna verdade”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp