Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Bruno Reis e Pimentel, a saga do "toma que o filho é teu"

Imagem Na Sombra do Poder: Bruno Reis e Pimentel, a saga do "toma que o filho é teu"
Confira os bastidores da política nos últimos dias  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 21/02/2019, às 00h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

TEMPOS MODERNOS


Um famoso e rico empresário de Salvador anima o carnaval do Corredor da Vitória com direito a tudo e mais um pouco. Há quem diga que o convite se estende a travestis para a 'Folia do Sexo' e muito mais! A farra do empresário não é de agora, ele habitualmente realiza o que chamam de 'orgia carnavalesca', convidando, inclusive, a companheira por e-mail para fazer parte da festa com confetes, serpetinas e mascarados. 

Segura que o filho é teu

Fontes do BNews dão conta que o prefeito ACM Neto (DEM) lavou as mãos em relação à permanência de Alberto Pimentel no comando da Semtel. A força que o vice-prefeito Bruno Reis faz para que o secretário fique afetou o núcleo duro do Palácio Thomé de Souza. O detalhe: foi Reis quem indicou Pimentel para o posto. Ao vice, Neto teria dito em bom português: "segura que o filho é teu. Agora é com você". Insatisfeito com as colocações, só lhe restou articular a permanência do já fadigado secretário.

Até quando, Brutus?

Essa é a pergunta que os aliados do governador Rui Costa, principalmente os caciques do PP, fazem diariamente ao "Correria". Eles contam os dias para o momento em que será passado o rodo no Departamento de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e limpar tudo e todos que por lá estão. Esta coluna ouviu essa semana de um deputado influente no governo que só está esperando passar o carnaval para trocar tudo no órgão que vem sofrendo há alguns anos com contratos superfaturados e fornecedores que alimentam campanhas municipais e de alguns candidatos à Câmara Federal. 

Lúcio Vieira e seu jogo de xadrez

Lúcio Vieira Lima quer colocar o MDB no páreo pela prefeitura de Salvador. O BNews soube que o ex-deputado federal está com um pé no grupo de ACM Neto e o outro se aproximando do presidente da Câmara, Geraldo Júnior (SD), que começa a ter o nome alçado para a disputa de 2020. Alexsando Freitas, presidente do MDB baiano sob as bençãos do Vieira Lima, em um dia sentou com ACM Neto, no outro esteve com Felipe Lucas, vereador do partido e atualmente secretário municipal. Para completar, noutro dia mais adiante, Lúcio estabeleceu conversas com o chefe do Legislativo.  

Desacertados

Não chame para a mesma mesa Kaio Moraes e João Roma. O primeiro é o chefe de gabinete de ACM Neto, posto que já foi ocupado pelo segundo e que agora é deputado federal. Os dois não se batem e o clima entre ambos não tem sido dos melhores.

Terra de ninguém

A operação desencadeada na Bahia pela Polícia Federal contra fraudes na Superintendência Regional da Agência Nacional de Mineração ainda vai dar muito o que falar. Chegou a esta coluna que só uma das empresas investigadas entregou ao órgão federal 16 documentos falsos para obter licença de exploração de minério. Se cavar um pouco mais, o braço da PF alcançará pedras valiosas.

O silêncio que precede o esporro

E teve secretário municipal tomando esporro do chefe. O prefeito ACM Neto cumpriu agenda nesta semana no Calabar e, ao chegar por lá, ouviu queixas de que o posto de saúde anda sem médicos. Na mesma hora o democrata lançou mão do celular e ligou para Luiz Galvão, responsável pela pasta, e disparou: “se vire, resolva”. 

Tempestade no Thomé de Souza

Convocado para prestar esclarecimentos na Câmara de Salvador, Alberto Pimentel foi o alvo principal de críticas feitas por vereadores nesta quarta-feira. Pela manhã, ACM Neto, em meio à tempestade política em volta do caso de um futuro diretor que já atua sem ser nomeado na Semtel, chegou a elogiar Pimentel. Aliados do democrata comentam pelos corredores e fazem apostas sobre até quando Neto vai bancar o marido da deputada federal Dayane Pimentel (PSL) no posto.

Pimenta na polêmica

A polêmica envolvendo o titular da Semtel ganhou contornos mais drásticos no Legislativo. A conversa entre os vereadores é que não se vota nenhum projeto na Casa até ele pedir exoneração da pasta. Detalhe: não só vereadores da oposição engrossaram o discurso contra o casal Pimentel, mas também edis da base articulam para não ter votação. Não faltam aliados de Neto tecendo crítica ao secretário, que deverá comparecer à Câmara no dia 13 de março para ser sabatinado pelos legisladores.

Martelo quase batido

Falando em Câmara, o líder do governo será mesmo Paulo Magalhães Júnior em substituição a Henrique Carballal. O martelo já estaria batido, porém, ainda não anunciado. Inclusive o prefeito ACM Neto já disse em alto e bom som durante evento que o aliado “assumirá nova missão na Câmara Municipal”. Em meio à polêmica da crise na Semtel, a reclamação é que não há comunicação entre a bancada na Câmara e a Prefeitura.

Sinais

Após uma sequência de aparições ao lado de figuras próximas do governador Rui Costa (PT), o presidente da Câmara, Geraldo Júnior (SD) reapareceu em agenda do prefeito ACM Neto (DEM), de quem é aliado. O chefe do Legislativo chegou ao evento no mesmo carro do democrata. Por ora, arrefece as especulações de que ele pode migrar para o lado petista. 

A fatia do bolo

O governador Rui Costa (PT) finalmente concluiu a arrumação do seu secretariado. E deixou muito partido aliado com água na boca. O filtro aplicado pelo governador para escolher alguns nomes foi a principal queixa de caciques líderes de agremiação. O PCdoB aceitou, mas não se conformou 100% com a alocação de Isaac Carvalho no segundo escalão. No PSB, Bebeto Galvão até chegou a ser cotado para assumir uma pasta, mas recebeu um cargo de representatividade do governo baiano em Brasília e reluta em ir.

Sem vista para a avenida

Outro fator surpresa que deverá deixar muitos aliados do governador Rui Costa contrariados é o fato de este ano não ter o camarote do governo no Campo Grande. O espaço era conhecido por reunir políticos de diversas colorações partidárias nos dias de festa, todos com vista privilegiada para a folia. Em 2019, a história será diferente.

A palavra que se usa...

Eleito a partir de campanha radical nas redes sociais, o grupo que chegou ao Planalto cultivou sua primeira grande crise no ambiente online. Carlos Bolsonaro chamou Gustavo Bebianno de mentiroso no Twitter  e estourou a confusão. Bebianno desabafou sobre lealdade no Instagram. E o vazamento da troca de áudios pelo WhatsApp do ex-ministro com Jair Bolsonaro abriu um flanco que o governo ainda não sabe como reparar. Como disse um deputado federal em Brasília ao BNews, “a palavra que se usa [no Congresso Nacional] é que o presidente é mentiroso”.

E a regeneração?

Por falar no centro do poder do país, há figuras no PT na defesa da adoção de estratégias para reerguer o partido que saiu derrotado das urnas ano passado ao perder a eleição para Bolsonaro. Mas há também a corrente mais ‘roda presa’. Um figurão diz não entender o motivo de alguns caciques da sigla surgirem com o discurso de que não há ódio da sociedade com a legenda. O caminho, sugere ele, seria assumir eventuais irregularidades e demonstrar que o partido está disposto a brigar pela punição de corruptos.

Lupa em punho

O Ministério Público eleitoral na Bahia decidiu passar um pente-fino na lista de mulheres candidatas que receberam recursos públicos para campanha na eleição de 2018. Teve candidatura que recebeu uma bolada de dinheiro e sequer obteve 50 votos nas urnas. A conta não fecha. O laranjal descoberto no PSL em Pernambuco despertou olhares por todo o resto do país.

Viva o baianês

Durante protesto feito por ambulantes na porta da Semop nesta terça (19), uma jornalista da Rede Bahia passou aperto ao vivo ao entrevistar uma mulher que não tinha papas na língua. O vídeo ganhou as redes sociais pela espontaneidade da entrevistada. Vamos às imagens:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp