Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: a ilha da fantasia

Imagem Na Sombra do Poder: a ilha da fantasia
Confira os bastidores da política baiana   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 21/03/2019, às 00h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Ilha da fantasia

Nas bandas da Ilha de Itaparica, o turismo está se esvaindo, vide as constantes reclamações de moradores diante do cenário de abandono encontrado em alguns pontos. Em Vera Cruz, o secretário de Turismo afirma que tudo vai muito bem, mil maravilhas. A preocupação com a estrutura da cidade foi tanta que gastou quase R$ 700 mil em festa, a Bye Bye Verão com uns quatro nomes de peso. Para completar, surgiu uma casa de shows misteriosa no cenário. Quem estaria por trás de tudo isso na ilha da fantasia?

Esquema fraudulento

A Operação Kepler, desdobramento da Copérnico, lançou estilhaços pelos ares e muita gente anda a procurar por um abrigo. Investigadores ficaram incrédulos com o modus operandi da turma do esquema no Instituto Médico de Gestão Integrada (IMEGI), cuja direção é formada por ex-funcionários do Instituto Médico Cardiológico da Bahia (IMCBA), alvo da Copérnico em 2016. Deu para entender a essência da engenharia? PF e CGU ainda darão nomes aos bois.

Built to suit

Do inglês, a expressão quer dizer, em livre tradução: locação por encomenda. A ideia não tem agradado muito ao prefeito ACM Neto (DEM), mas auxiliares no seu entorno estão imbuídos na missão de convencer o gestor a adotar a prática em Salvador. O BNews soube que a ideia interessa, na verdade, a um famoso construtor que mora no outro lado da América, em Miami Beach.

Sujeito oculto

Todo mundo quer saber quem é o dono do último andar da Mansão Carlos Costa Pinto, no Corredor da Vitória, onde uma obra estava sendo realizada sem a devida liberação do poder público. O caso veio à tona quando dois operários morreram na queda do elevador no mesmo prédio. O BNews dá uma dica: é um empresário com trânsito no setor petroquímico e que já teve o nome envolvido na Lava Jato. 

Sodoma e Gomorra

Um empresário famoso no estado da Bahia está sofrendo o pão que o diabo amassou. A separação da sua jovem ex-mulher está lhe tirando o sono. Motivo: a moça promete detonar todas as peripécias que o moço aprontou durante a relação. Quem teve acesso ao conteúdo de foto e vídeo disse que Sodoma e Gomorra perdem longe. Esta coluna já tinha avisado antes...

Calote no Paço

Chegou a esta coluna que tem vereador na Câmara de Salvador devendo pagamento a prestadores de serviço desde setembro. Muita gente tem andado pelo Paço Municipal já sem saber o que fazer para honrar os compromissos de cada dia, cujas faturas nunca atrasam. 

Bandeira branca, não

Não chame para o mesmo café da manhã o deputado Alan Sanches (DEM) e o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas. Uma visita de uma comitiva de deputados à sede da Sesab no CAB terminou com ânimos exaltados e o deputado abandonado a reunião. Não há bandeira branca no território que dê jeito.

O tabuleiro de Rui Costa

O governador Rui Costa (PT) diz que vai tudo bem entre os partidos aliados do seu grupo quando o assunto é partilha do bolo no segundo escalão. A dor de cabeça estaria na definição do comando do Detran, onde ele quer colocar um nome técnico para “moralizar” o departamento, mas não para de receber pleitos de partidos.

Quebra de braço

O PP de João Leão, após não conseguir emplacar o comando do Detran e da Embasa, partiu para o tudo ou nada com PSB e PT por outros espaços. Está de olho na FLEM, até então já encaminhada para ficar com os socialistas, e na Agersa, agência que os petistas já tinham como certa em sua cota. Resta saber quem vai ceder.

Pimenta no acarajé

Nesse tabuleiro, uma peça continua sem definição de futuro: o ex-deputado Luiz Augusto. Bem visto dentro do PP, seu nome no entorno de Rui enfrenta resistência não somente pela ligação que possui com Nilo Coelho (PSDB). Segundo interlocutor ouvido por esta coluna, tem episódio protagonizado por Augusto durante a campanha no interior que ainda não foi digerido nas hostes palacianas. 

Recado dado

O presidente nacional do DEM, prefeito ACM Neto (DEM), teria jogado aberto com a deputada federal Joice Hasselmann (PSL), líder do governo Jair Bolsonaro no Congresso Nacional. A máxima foi exposta também em entrevista à imprensa: ou o Palácio do Planalto trata de construir uma articulação política com o Legislativo, ou a reforma da Previdência pode subir no telhado. 

Tenha um ex-tio

A nomeação de Paulo Henrique Carneiro, filho do ex-prefeito João Henrique Carneiro, para um cargo na Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia, capitaneada pelo deputado federal Sérgio Brito (PSD), deu o que falar no meio político. Logo trataram de buscar no fundo do baú que Brito foi casado com uma tia do jovem. 

O silêncio

Pegou mal o fato de a vereadora Marcelle Moraes ter aproveitado o minuto de silêncio dedicado à líder religiosa Makota Valdina para “estender” a homenagem a uma “rinoceronta” que havia morrido no zoológico. Em tese, ela se referia a um hipopótamo. A brecha aproveitada foi considerada por líderes do candomblé como desrespeito e até intolerância religiosa. A edil, ao ver a repercussão negativa, tratou de se desculpar no dia seguinte. 

Segurança financeira?

Lembram que Angelo Coronel (PSD), presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) teve que recorrer ao governador Rui Costa para pedir dinheiro e fechar as contas no fim de 2018. O atual presidente, deputado Nelson Leal (PP), não contou conversa e já afirmou que também vai pedir suplementação ao governo do estado esse ano. Ora, ainda estamos em março, mas, já diz o ditado: “o seguro morreu de velho”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp