Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Rui e Neto vão curtir o Carnaval in love?

BNews/ Arquivo/ Divulgação/ Reprodução/ Redes sociais/
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação BNews/ Arquivo/ Divulgação/ Reprodução/ Redes sociais/

Publicado em 20/02/2020, às 05h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Rui e Neto vão curtir o Carnaval in love?
A caravana política de Salvador chega ao Carnaval deste ano com um repertório bem abaixo da expectativa aventada para um ano eleitoral. Com pouquíssimos quadros colocados pra valer na disputa, a festa de rua deverá servir de medidor de popularidade para validar ou não os interessados na briga pelo Palácio Thomé de Souza. Para além disso, os principais oponentes no plano macro no estado - que deveriam acirrar o enfrentamento - parecem ter deixado as rusgas de lado e estão numa troca de afagos bem esquisita. Diferente do 'fight' que se viu no Carnaval do ano passado, conforme esta coluna noticiou, agora o clima é de lua de mel. Tá todo mundo de olho para conhecer o filho que sairá desse love! Os próximos dias de folia dirão o prazo de validade desse dengo.

Eles que lutem 

Enquanto isso, as almas que orbitam os dois caciques não sabem ao certo como reagir a essa aproximação. No bom internetês, 'eles que lutem' pra entender o paradoxo dessa simbiose.

#tbt: Vem de sarrada
Para abrir oficialmente os trabalhos do Carnaval, a NSP recorreu ao acervo recente das coreografias que não podem faltar na farra momesca. O coreógrafo da vez atende pela alcunha de prefeito e mostra como sarrar na avenida. Invejosos dirão que o movimento não passa de uma tentativa de pliê.

Ou de ciranda, cirandinha

Na onda do #tbt, Neto também meteu dança com João Doria ao estilo 'ciranda, cirandinha'. O governador de São Paulo promete desembarcar novamente na capital da alegria e, quem sabe, teremos bis dessa performance. Oferecimento da série 'Não deixe esse vídeo morrer!'.

Bruno Reis mentalizando 2021

Enquanto ACM Neto curtir ao máximo cada segundo do seu último Carnaval como prefeito de Salvador, Bruno Reis concilia a bagaceira com pausas súbitas para mentalizar boas energias, para, quem sabe, ter a maior festa de rua do planeta sob os seus auspícios. Um desses momentos de mentalização veio no meio de uma coletiva de Neto à imprensa e ele não resistiu.

Carão
Chamou atenção o carão da pré-candidata à prefeita de Salvador, deputada Olivia Santana nos elogios e mimos feitos ao prefeito ACM Neto, na apresentação das ações da gestão municipal para o Carnaval na última segunda-feira, na sede do MP. As frases: "Que bom que o prefeito fez o sacrifício de colocar paletó e gravata para se fazer presente" e "sem dúvidas, a cidade está muito melhor" foram acompanhadas por uma cara fechada ostensiva da deputada, enquanto todos, em clima amistoso, batiam palmas.

Que mole é esse?

Nessa semana, a página oficial da prefeitura mostrou como tira os nomes dos ambulantes "pichados" no circuito para demarcar espaço no Carnaval. O tal do Anderson foi advertido. Que mole é esse, Anderson? Um dia depois, a NSP flagrou na entrada da Câmara Municipal a "pichação" da PM-BA, demarcando os módulos policiais. Que mole é esse?

Mestre Odi e a invocação de JH
Um dos vereadores mais jurássicos da Câmara de Salvador, Odiosvaldo Vigas conseguiu a proeza de invocar a aura do ex-prefeito João Henrique numa tentativa atrapalhada de fazer uma saudação ao prefeito ACM Neto, no último sábado durante uma inauguração na Saramandaia. Pasmem: o brado por JH veio seguido da máxima "o melhor prefeito do Brasil". Ato falho da pior qualidade, hein Mestre Odi?

Alan Dylonge 

O deputado estadual Alan Castro chamou atenção por ter protagonizado um bate-boca com o segurança do governador Rui Costa durante a inauguração de uma UBS em Cajazeiras. Alan, com seus cabelos loiros tingidos, queria entrar e participar das fotos com Rui, Fábio Vilas-Boas, ACM Neto e Leo Prates, mas um segurança tentou barrar sua entrada e o que se viu foi um grande chilique. "Eu sou deputado [...] ele tem que saber com quem está falando", esperneou o parlamentar. Depois que ele entrou, os comentários dos políticos presentes eram: "Só porque pintou o cabelo está se achando o gostosão? Se achando o Zé Gostoso, surfistão". Alguns notaram uma certa semelhança no visual com Felipe Dylon.

Cortina de fumaça
Há mais de uma semana corria nos bastidores políticos de Jequié que uma bomba estava por vir contra a gestão de Sérgio da Gameleira. E veio! Mas antes do vazamento de um vídeo atribuído a ele, de uma suposta negociação de propina, as mentes cavernosas fizeram apostas sobre o que seria a tal revelação bombástica. A mais factível delas acabou caindo por terra, o que passou uma sensação de aparente normalidade ao gestor. No entanto, logo depois veio a cartada do vídeo. Observadores da política local dizem que tudo não passou de uma cortina de fumaça. Por outro lado, ninguém descarta o adágio popular de que onde há fumaça, há fogo.

O silêncio de Cocá

Um dos principais nomes do jogo eleitoral de Jequié, o deputado estadual Zé Cocá (PP) não quis dar meia palavra sequer sobre a suspeita em torno de Gameleira. Interlocutores apontam algumas hipóteses para o silêncio de Cocá: 1 - Está tão bem nas pesquisas que não quer lançar mão desse expediente nessa fase de pré-campanha; 2 - não quer bater em morto, já que existe a avaliação que Gameleira não tem fôlego eleitoral suficiente para emplacar sucessor e/ou comandar o processo, eventualmente, com novos aliados.

Pagando a fatura
O governo do estado conseguiu a façanha de colocar quase sua base completa de deputados no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia às vésperas do Carnaval para votar matérias de exclusivo interesse do Executivo. A maior parte deles só deu as caras por lá porque naquele mesmo dia, mais cedo, recebeu mimos da governadoria, como ambulâncias, máquinas e outros presentinhos para entregarem a prefeitos de seus redutos eleitorais. A votação foi apenas pagamento da fatura.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp