Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: O deputado açaí

Pixabay/ Reprodução/ Redes sociais
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Pixabay/ Reprodução/ Redes sociais

Publicado em 15/04/2021, às 05h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado açaí
Um parlamentar baiano, não muito bem quisto pelos seus pares, está sendo chamado nas rodas da política baiana como "o deputado açaí". A iguaria originária do Pará, Norte do país, vem conquistando o coração de novos adeptos no estado. Prova disso são os passeios naturebas que o deputado realiza pelos bairros de Salvador ao lado do seu crush para degustar suculentos potes de açaí, regados a bastante leite “moça”. A turma não perdoa...

ACM Neto e os forasteiros

A rusga ACM Neto-João Roma ganhou novos contornos nesta quarta com a declaração da esposa do ministro, Roberta Roma, ao jornal Tribuna da Bahia, sobre a decepção "indescritível" com o ex-prefeito. A resposta de Neto veio em tom feminino através da vereadora de Salvador Roberta Caires, que caiu de paraquedas na confusão. Para pagar os votos e apoio que teve do ex-prefeito em 2020, Caires soltou nota à imprensa atacando a xará e ex-best friend. "Decepção indescritível teve Neto, que tirou um ilustre desconhecido de Pernambuco para brilhar em solo baiano". Caires, que é natural de Porto Seguro, só esqueceu que, assim como Roma, ela também é forasteira em Salvador e depende de Neto tanto quanto o ministro dependia.

Bola fora 
O fã-clube político que orbita o ex-chefe do Thomé de Souza caiu na gargalhada ao ver o vídeo de Roma tentando penosamente acertar um arremesso numa quadra de basquete durante uma agenda como ministro em Camaçari. A piada pronta veio na hora: "Roma só dá bola fora". Dizem que até Neto gargalhou.

Neto, o rompedor

ACM Neto, a propósito, vai pedir música no Fantástico do próximo domingo: já rompeu três vezes este ano! Depois de um término conturbado com Rodrigo Maia e João Roma, está de relações cortadas com o governador de São Paulo, João Doria, depois que o tucano assediou o vice Rodrigo Garcia a deixar o Democratas. Pelas bandas de Brasília, o cacique do DEM ganhou a alcunha de ‘Neto, o rompedor’. Vai a chegar em 2022 sozinho?

Wagner prevenido?

O senador Jaques Wagner (PT) não assinou a lista da CPI da Covid que queria investigar o Governo Bolsonaro; disse que não era o momento. No final das contas, o Senado decidiu que vai investigar governo federal e ainda repasses aos estados e municípios. Teria o "Galego" se prevenido não assinando a lista para proteger Rui Costa (PT) de uma eventual investigação, prevendo que os governadores também poderiam ser alvo? Estamos de olho.

Aleluia candidato 1
O vereador Alexandre Aleluia (DEM) já está em plena pré-campanha para o Governo do Estado em 2022. Inclusive, começou a alfinetar o próprio ex-prefeito ACM Neto, que já está garantido na próxima corrida eleitoral. Pediu prévias no DEM antes da definição do candidato, mas a tendência é que ele saia da legenda se for mesmo para o páreo. Vai depender do possível apoio de Jair Bolsonaro e de qual legenda o presidente ingressará.

Aleluia candidato 2
O filho do ex-deputado José Carlos Aleluia tem feito viagens frequentes a Brasília e mostra certa intimidade com o alto escalão do bolsonarismo, sendo amigo íntimo do deputado federal Eduardo Bolsonaro (tal como Dayane Pimentel foi um dia). Inclusive, na sexta-feira passada, durante um evento de João Roma em Camaçari, ficou um tempão trocando afagos com o secretário especial de Cultura, Mário Frias.

Aleluia candidato 3
O vereador só não sairá candidato ao Governo se Bolsonaro não o apoiar. Neste caso, poderá tentar cavar uma vaga como deputado federal. Dizem, na verdade, que ele mira o Palácio de Ondina pra acabar acertando na Câmara dos Deputados.

A pergunta que não quer calar 
Uma pergunta que os principais nomes do grupo de Neto fazem no bastidor é: de que lado Aleluia pai vai ficar? É bom lembrar que ele tem uma boquinha no governo federal... 

Cantoria incompleta

Uma coisa que não passa despercebida nas coletivas da prefeitura é a impressão que o secretário de Saúde Leo Prates está sempre fazendo backing vocal para o prefeito Bruno Reis. No último sábado, os dois acertaram na cantoria ao reagirem afinadíssimos contra as declarações do ministro João Roma sobre as vacinas. A vice Ana Paula Matos está sempre no palco com a dupla, mas quase nunca tem microfone pra ela. Quem não canta, bate palma... é isso!?

De cantor a mito

Leo Prates surgiu esta semana como o meme do "mito" num vídeo que circula pelo WhatsApp com o trecho de uma coletiva de imprensa. A invertida sobrou para o jornalista da Rede Bahia, Vanderson Nascimento, que tentava fazer uma sugestão à Secretaria de Saúde, mas terminou sendo ironizado.
"Vamo lá, Vanderson... eu agora tô vendo o que Zagallo, Parreira passaram, porque futebol todo mundo entende, então agora como vacinação virou um assunto mais dominante que futebol, a gente passa também a sofrer as críticas... mas isso também é positivo", disse o secretário, que é engenheiro eletricista de formação.

Traído pela previsão 
O prefeito Bruno Reis ficou ressentido com a previsão dos meteorologistas locais sobre o volume de chuva ser 40% menor em comparação a 2020 em Salvador. Questionado pelo BNews sobre o balanço pluviômetro na cidade entre a última quinta-feira e sábado, o gestor disse foi enganado e lamentou o quantitativo de água que caiu, gerando o transtorno de sempre, só que de forma “desprevenida”. Reis disse ainda que com os fenômenos meteorológicos não se brinca e jogou para a torcida, dizendo que aqui no Brasil não dá para ter “precisão” de quanto vai chover e em qual horário... Acho que nem aqui e nem na China, né?

O vigor da juventude
O vereador Atila do Congo (Patriotas), que adora um holofote, cogitou romper com Bruno Reis após problemas de comunicação com Paulo Magalhães Júnior (DEM). Depois de uma conversa de pé de ouvido, se retratou e abraçou o edil. O presidente da Câmara, Geraldo Júnior (MDB), disse ao parlamentar que também era assim quando mais jovem.

Forças ocultas

Geraldinho, aliás, disse essa semana que as famosas forças "ocultas" agora são forças "camufladas". Quem entendeu, entendeu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp