Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Xaxado no Horto

Reprodução/Redes Sociais
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 22/04/2021, às 05h30   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Xaxado no Horto

Um famoso empresário fornecedor de insumos ao governo do Estado e prefeituras anda cabisbaixo pelo seu luxuoso Condomínio no Horto Florestal. O rapaz,  com ares de “latino”, costumava se reunir com sua digníssima esposa para jantares com vizinhos um tanto “assanhadinhos”.  Lá para tantas o xaxado rolava solto. Numa dessas, a esposa engatou um romance paralelo, regra quebrada no “manual dos admiradores”. Sabe-se que a moça se apaixonou pelo tal vizinho e largou o marido, que vive a se lamentar pelo condomínio.

O terror Bourdieu

Essa semana o TCM deu uma “xapuletada” no ex-prefeito João Henrique e no deputado federal João Bacelar por conta de convênios firmados na época da gestão a frente do Thomé de Souza com a Pierre Bourdieu. O processo foi remetido a Polícia Federal.  Uma coisa é certa, o que vai ter de gente sem dormir a partir de agora, não tá no gibi.  O Terror da Bourdieu vai assombrar muito peixe graúdo!

O Corajoso líder

Causou estranheza a postura da bancada de oposição da Assembleia Legislativa da Bahia que se calou quando o assunto foi “Lula elegível”. Indagado pelo BNews após a decisão do STF, o líder da oposição na Casa, deputado Sandro Régis se limitou a dizer : “vou me reservar ao silêncio”.  Ora bolas, corajoso líder, qual motivo do silêncio? 

O mergulho da oposição

Não só Régis evitou comentar o assunto, mas toda a bancada. A oposição toda mergulhou. Até os deputados federais baianos de posição ao PT. A palavra convence, mas o exemplo arrasta. Fica a dica! 

O deputado Açaí sem moral

Apesar de gritar pelos quatro cantos ser apoiador ferrenho do governo federal, um certo parlamentar, pelo visto, não está com a bola cheia lá em Brasília. Anunciou recentemente um encontro no ministério de Damares, porém não foi recebido por ela. Lá na pasta, o máximo que conseguiu foi uma reunião com um diretor do 7º escalão. Ficou feio para o deputado Açaí.  

Visita institucional

O senador Jaques Wagner que não é besta nem nada já está fazendo campanha. Recentemente teve uma visita institucional  da procuradora-geral de Justiça da Bahia , acompanhada do chefe de gabinete. Como manda o figurino na Bahia, o galego estava todo de branco reverenciando à sexta de Oxalá. 

Na corrida 2022

Falando em 2022, quem está correndo, literalmente, é o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto. No pique das eleições do ano que vem, ele foi flagrado esses últimos dias correndo e mostrando boa forma na orla da Barra. Em tempo: Neto deixou claro que a única opção é ser candidato ao governo do estado. O provável embate vai ser com o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner. 

Troca de Palácio?

As conversas para uma eventual aliança do MDB-PSL com Jaques Wagner na Bahia em 2022 seguem a plenos pulmões nos bastidores. A discussão que orbita os interlocutores do processo é como vai ser a participação desses novos aliados no governo Rui Costa. A chegada deles certamente precederá uma reforma administrativa para dar as boas vindas e saciar o apetite de cargos, afinal de contas a dupla partidária terá que trocar de Palácio.

Romaria

João Roma segue silenciosamente arrebanhando prefeitos pela Bahia, inclusive do DEM, de ACM Neto. Esta semana reuniu cinco de uma só vez numa agenda em Ponto Novo, no Centro Norte do estado. Chamou a atenção a conversa de pé do ouvido com Elmo Nascimento (DEM), irmão do deputado Elmar Nascimento e prefeito de Campo Formoso, durante o deslocamento de lá até Ponto Novo. Desde que subiu aos céus de Brasília, Roma derrama "bênçãos" pelo interior do estado, convertendo o coração de muitos gestores que até então eram fieis da congregação Netista. Até devotos do Palácio de Ondina estão fazendo romaria pela graças e obras alcançadas.

#tbt em Esplanada

De todas as cidades da Bahia, ACM Neto tem uma atração especial por Esplanada, onde cultiva um dissabor antigo com Rodrigo de Dedé, irmão do deputado estadual Alex Lima, do PSB. A coisa é tão séria que Neto já começou a escalar prováveis candidatos deputado estadual e federal que vão mirar fogo naquela região para povoar as terras (os votos) de Dedé. Pra quem ficou curioso sobre os detalhes da rusga, o vídeo abaixo ajuda a rememorar.

Trolada palaciana 

Quem faz ao vivo e com participação de internauta corre o risco de passar por situações constrangedoras. Não é tão difícil em uma rápida pesquisa nas redes sociais diversos jornalistas que caíram no trote ao ler nomes. A cacofonia significa “aquilo que soa mal”. E quem foi alvo? O governador Rui Costa (PT). Ele mandou um abraço para a mãe de um internauta chamada de Deide Costa. Espia o vídeo que tá circulando em diversos grupos de WhatsApp: 

Bobeie não 

Sostenes Macedo da Codesal tá cada dia mais falante. Na televisão, se os apresentadores bobearem, ele assume a bancada e o entrevistado passa ser quem apresentava. 

Tente outra vez 

Internamente Marcelo Nilo não desistiu da sua cruzada pela vaga na chapa majoritária. Ainda é carregado de esperança. Se não foi sentado na cadeira de presidente Assembleia vai agora como deputado? Vai continuar no sonho e ainda vai culpar um terceiro porque não conseguiu a proeza. A história nos mostra isso.

Reféns no DEM

A pergunta que não quer calar: o que será que explica lideranças do DEM aceitarem a humilhação pública promovida por Alexandre Aleluia? Há muito tempo desejando sair do partido para integrar uma nova sigla bolsonarista, o vereador esticou ainda mais a corda e criticou publicamente a decisão de ACM Neto de lançar o “DEM Diversidade”. O que tem por trás dessa situação de reféns? 

Renovação de cara velha 

Quem ouviu os discursos de Jaques Wagner há alguns anos, imaginou que 2022 seria o ano da renovação para o PT. Só que não. O atual senador deve se candidatar novamente ao governo do estado, enquanto o companheiro Lula se lança à Presidência da República.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp