Economia & Mercado

Rede Dia perde vendas no Brasil e vai ter que se autofinanciar

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/01/2019, às 11h36   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A rede de supermercados Dia enfrenta um período difícil no Brasil, com queda nas vendas e revisão no modelo de investimentos. A empresa cresce menos que seus rivais diretos e abaixo do mercado.

Afetado por "incertezas econômicas" e pela expansão do formato de atacarejo no Brasil, o grupo espanhol diz que vai usar de maneira "inteligente" e "mais prudente" os recursos no Brasil e na Argentina.

Nesses países, o crescimento terá que ser autofinanciado, disse em novembro a analistas o presidente do grupo, Antonio Coto Gutiérrez, sinalizando que uma eventual capitalização da matriz estaria fora dos planos. Assim, o volume de abertura de lojas no Brasil deve ser reduzido "levemente" em 2019, diz ele. A rede tem aberto de 60 a 70 unidades por ano.

É um anúncio a ser considerado dentro do cenário da empresa lá fora. O grupo espanhol vive um momento de forte pressão - houve trocas do comando global, o valor de mercado da empresa despencou em 2018 e foi anunciado dias atrás um aumento de capital de €600 milhões na companhia.

No Brasil, por anos consecutivos, a rede Dia, com cerca de 1,2 mil lojas e R$ 7 bilhões em vendas brutas, crescia mais rapidamente que a maioria das concorrentes, a taxas que chegaram a 20% ao trimestre em 2016.

A desaceleração, segundo o Jornal Valor, começou a dar sinais mais claros após 2017, em parte pelo efeito da queda da inflação, que afetou todo o setor.

Ocorre que a inflação voltou a se acelerar em 2018 com uma melhora no desempenho do Dia, mas a operação acumula receita em queda (70% das lojas são franquias). De janeiro a setembro, há recuo de 1,6% nas vendas brutas (caíam 3,4% em junho). No Carrefour, a alta é de quase 7% e no Grupo Pão de Açúcar (GPA), 10% no período. A Cencosud, que enfrenta dificuldades no país há anos, encolheu menos, 1,3%. Os números consideram a moeda local.

Procurada, a empresa preferiu não dar entrevista - a cadeia é presidida há sete anos por Freddy Wu (ex-Dia, da Argentina).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags