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Filho do humorista Mussum e sócio lançam cerveja Cacildis em Salvador

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Evento do Grupo Petrópolis conta com a presença de Sandro Gomes, filho do humorista e fundador da Brassaria Ampolis  |   Bnews - Divulgação reprodução

Publicado em 17/06/2019, às 17h33   Rafael Albuquerque


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A cerveja Cacildis será lançada oficialmente no mercado baiano na terça-feira (18), às 15h, na Chácara Baluarte, no bairro Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, para convidados. Mas já nesta segunda-feira (17), os sócios Sandro Gomes, empresário e filho do humorista Mussum, e Diogo Mello, empresário e publicitário, receberam a imprensa em um almoço para conversar sobre o futuro da Bassaria Ampolis, empresa criada em tributo a Mussum.

A marca foi desenvolvida especialmente para prestar homenagem ao saudoso humorista Mussum, cuja expressão Cacildis era um dos seus maiores jargões. Daí a origem do principal rótulo da marca, que conta também com a Biritis, Ditriguis e Forévis. Os rótulos são comercializados no portfólio do Grupo Petópolis.

O lançamento vai reunir fornecedores, empresários, imprensa e apreciadores de cerveja em ambiente criado especialmente para destacar a personalidade e hábitos famosos de Mussum, incluindo o gosto pelo samba, seu jeito carioca e o bom humor. Entre as atrações confirmadas no evento, estão o Grupo Botequim e a banda Batifun.

“Estamos muito animados com presença da Cacildis no mercado da Bahia e do Nordeste. Há uma grande e imediata relação com o consumidor baiano, um povo conhecido por sua característica de descontração, alegria, bom humor e de festividade. Sem falar que a Cacildis tem forte identidade com o samba e a Bahia é, reconhecidamente, um dos berços do samba no Brasil”, explicou Gomes.

Diogo Mello afirmou que a Cacildis começou a ser inserida com mais força no mercado baiano após o Carnaval, quando participaram do evento Casa Bem Bahia, de Lícia Fábio. Agora, os rótulos já são comercializados por redes como WallMart, GBarbosa, Extra. “Mussum tinha muitos bordões. Temos que fazer o dever de casa e não estragar o que ele fez tão bem”, disse Diogo se referindo a ideias para outros rótulos. Ainda segundo o publicitário, a expansão para o Nordeste é uma forma de “ampliar gradativamente a distribuição para todo o Brasil”.

Ao todo, quatro fábricas fornecem a Cacildes para o Brasil, entre elas a de Alagoinhas, que tem produção de, em média, 250 mil litros por mês e distribuição para a Bahia, Sergipe e Alagoas. Há também as unidades de Teresópolis, Petrópolis e Itapissuma. Ao todo são de 1,85 milhão de litros / mês em todas as fábricas, o que demonstra uma ascensão da marca. 

A marca já está presente num total de dez Estados do país, considerando as regiões Sudeste, Sul, Centro Oeste e Nordeste, e está se estruturando para que até o final de 2019 possa ampliar suas operações em mais áreas e reforçar onde já é distribuída em menor escala, ampliando a presença nos pontos de venda.

Brassaria Ampolis
A Cacildis é um produto originalmente criado pela Brassaria Ampolis, a empresa fundada por Sandro Gomes com o sócio Diogo Mello. Gomes criou a empresa e um total de quatro rótulos para prestar tributo ao pai. Desde 2017, a Brassaria Ampolis fechou parceria com o Grupo Petrópolis para produção, envase e distribuição da Cacildis e das marcas Biritis, Ditriguis e Forévis.

O nome Brassaria Ampolis também é uma homenagem ao humorista. "Brassagem" é o nome do processo para se fazer uma cerveja. “Brassaria” é uma forma, em português, de se traduzir os termos estrangeiros "Brasserie" ou "Brewery", onde ambos referem-se à brassagem. Já “Ampolis” deriva da palavra “ampola”, expressão usada por Mussum para se referir às garrafas de cerveja, trazendo a característica da linguagem com “is” ao final das palavras.
Os quatro rótulos em homenagem a Mussum se diferenciam. A Biritis é uma Vienna Lager, foi o primeiro rótulo criado pela Brassaria Ampolis, pois no início o objetivo era ter um estilo de cerveja mais propícia a combinações gastronômicas. A Cacildis veio em seguida para ser o grande “carro chefe” da empresa, uma premium lager puro malte com alto drinkability (pode ser traduzido por facilidade para se beber). Em seguida vieram as cobiçadas Ditriguis e Forévis, de estilos Witbier e Session IPA, respectivamente. São estilos que caíram no gosto dos consumidores brasileiros devido às suas características sensoriais.

O Grupo Petrópolis planeja investir 15 milhões de reais em ações e projetos de marketing para trabalhar os produtos da Brassaria Ampolis neste ano em todo o Brasil. A participação de mercado do Grupo na região Nordeste em abril foi de 16,2% e no acumulado do ano, de janeiro a abril, chegou a 16,7%.

Classificação Indicativa: Livre

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