Economia & Mercado

Mastercard lança cartão voltado para o público LGBTQ+

Reprodução
Esse processo deve ajudar os consumidores transgêneros e não-binários  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 17/06/2019, às 20h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os consumidores poderão usar os nomes que desejarem em seus cartões de crédito e débito da Mastercard, sem necessidade da mudança legal de nome. A empresa tem atuado com parceiros para apresentar o modelo “True Name”. 

Nesta segunda-feira (17), a companhia divulgou um comunicado destacando que esse processo deve ajudar os consumidores transgêneros e não-binários. Segundo o presidente do setor de emissores norte-americanos da Mastercard, Raj Seshadri, as conversas com os bancos foram iniciadas para ajudar as instituições financeiras a implementarem os cartões.

“O que estamos introduzindo é um cartão que representa o indivíduo como ele realmente é”, citou Seshadri. “Isso é algo que deve ser acessível a todos da maneira que eles querem e não deve haver nenhuma dor nisso”, acrescentou.

De acordo com a Mastercard, quase um terço das pessoas que tiveram que se identificar com nomes ou gêneros que não correspondem à sua apresentação contaram experiências negativas, inclusive assédio. Os comerciantes não serão obrigados validar o nome do titular do cartão, além disso, o nome no cartão não é imprescindível para ajudar na segurança de uma transação.

“A Mastercard ouviu a necessidade de privacidade e autenticidade dos transgêneros e não-binários e criou uma ferramenta poderosa para melhorar suas vidas”, destacou o diretor de programas do grupo de defesa LGBTQ GLAAD, Zeke Stokes. “Outras empresas devem fazer o mesmo, trabalhando com membros da comunidade LGBTQ para criar produtos financeiros que reflitam as identidades verdadeiras”, reforçou. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp