Coronavírus

Em ofício, Fabamed desmente prefeito sobre instalação de leitos de Covid em Xique-Xique

Reprodução/Prefeitura de Xique-Xique
Bnews - Divulgação Reprodução/Prefeitura de Xique-Xique

Publicado em 05/05/2021, às 21h06   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

A Fabamed rebateu o prefeito de Xique-Xique (BA), Reinaldo Braga Filho, após acusações de que o Governo da Bahia não teria feito o que prometeu para a instalação de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria para pacientes com Covid-19 em um hospital filantrópico da cidade.  O prefeito teria usado as redes sociais e uma rádio local para culpar o governo e declarou que não era de responsabilidade da prefeitura viabilizar o oxigênio.

Em nota, a Fundação da Associação Bahiana de Medicina (Fabamed), entidade responsável pela operação dos leitos, informou que a instalação depende da disponibilidade de oxigênio na região e que o produto fornecido em tanques ou cilindros não possui estoque suficiente para um curto prazo. 

O governo defende que o acerto com Xique-Xique incluía responsabilidade do próprio município de montar estrutura física para que, então, o Executivo Estadual colocasse os equipamentos, além de remunerar em R$ 1.600 cada leito de UTI.

Já o secretário Estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, foi tácito e afirmou que "não se resolve nada com xingamentos, falta de educação e gritos”. O secretário reiterou que o Estado sempre cumpre a sua parte, e tem ajudado os municípios “além de sua obrigação por que o esforço é para salvar vidas e não de se politizar um bem tão sério que é cuidar das pessoas".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp