Coronavírus

Governo da Bahia vai escolher cinco cidades para zerar vacinação com Sputnik V

Divulgação
"A ideia é que consigamos zerar a vacinação de 18 a 60 anos das cidades", diz Rui Costa  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 15/06/2021, às 19h34   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O Governo da Bahia vai usar a vacina Sputnik V para zerar a imunização em pelo menos cinco cidades da Bahia. A ideia é fazer um estudo sobre a eficácia nestes municípios, vacinando toda a população adulta. A importação de um lote pequeno do imunizante russo foi autorizada pela Anvisa sob condição de que seja feito um acompanhamento da evolução dos casos e eventuais reações.

Inicialmente, serão trazidas cerca de 300 mil vacinas para o estado. A vacinação nestas cidades, que ainda estão sendo escolhidas, deve ser realizada em julho. "A ideia é que consigamos zerar a vacinação de 18 a 60 anos das cidades. Por isso, devemos escolher cinco cidades na faixa de 40 mil a 60 mil habitantes", declarou o governador Rui Costa (PT), durante uma live nas redes sociais, nesta terça-feira (15).

Rui também evitou tecer críticas contra a Anvisa, mas atacou o Governo Bolsonaro. "Não quero mais polemizar. Já houve a aprovação de um lote pequeno. [...] O governo federal atrapalhou sempre que pôde", apontou.

No início de junho, o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas Boas, já havia declarado que Salvador não deve receber a vacina russa inicialmente. Segundo ele, é provável que as cidades de médio porte sejam alvo para aplicação inicial da vacina russa. O titular da Saúde também justificou que a capital tem três milhões de habitantes e, por isso, seria difícil fazer o controle das primeiras aplicações da Sputnik.

"Uma norma geral diz que a gente não deve pulverizar aleatoriamente essa vacinação porque nós precisamos fornecer a Anvisa os dados de farmacovigilância (efeitos colaterais). Portanto, a ideia é de concentrar em cada um dos estados em poucos municípios para que se possa ter um acompanhamento próximo e, sobretudo, rápido. Até porque, uma vez aplicadas essas doses, teremos a liberação para importar as demais", disse Fábio.

Convocações
Ainda na live, Rui anunciou que o governo vai chamar 611 reservistas da Polícia Militar e nomear 54 novos investigadores da Polícia Civil para reforçar a segurança pública do estado. Também serão convocados 306 professores e 42 coordenadores pedagógicos do concurso público de 2017. A convocação será publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (16).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp