Meio Ambiente

Cármen Lúcia suspende devolução de madeira apreendida em operação sobre desmatamento

Reprodução/Twitter/@rsallesmma
Material foi apreendido no âmbito da operação Handroanthus, e suspeitamente tem origem ilegal. A PF apontou conexão da investigação com um dos inquéritos abertos no STF para investigar o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter/@rsallesmma

Publicado em 16/06/2021, às 10h53   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, determinou que juízes federais do Amazonas e do Pará suspendam a devolução de madeira apreendida na Operação Handroanthus, e suspeita de ter origem em desmatamento ilegal. 

De acordo com informações do jornal O Globo, a decisão foi proferida na noite da última terça-feira (15). A ministra argumenta que o material estava sendo devolvido "prematuramente" porque os fatos ainda estão em apuração. 

A decisão foi dada em resposta a um pedido da Polícia Federal, que apontou conexão da investigação sobre madeira ilegal com um dos inquéritos abertos no STF para investigar o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. 

A corte apura se ele tentou obstruir as investigações da operação Handroanthus. No despacho, Cármen Lúcia também determinou que os juízes paralisem todos os processos decorrentes da investigação, até que ela decida se o caso deve tramitar no próprio STF ou na justiça da primeira instância.

"O fatos narrados pelo delegado de Polícia Federal são gravíssimose descrevem situações fático-processuais com potencial para prejudicar eventual resultado que vier a se chegar com a demonstração da materialidade delitiva neste Inquérito em trâmite neste Supremo Tribunal Federal, por estarem sendo restituídos prematuramente os produtos dos crimes investigados", escreveu a ministra.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp