Polícia

Vídeo: Homem é expulso de shopping ao ser flagrado com símbolo nazista no braço

Reprodução/Twitter
Caso aconteceu em Pernambuco   |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter

Publicado em 18/06/2021, às 10h22   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um homem causou confusão em um shopping de Caruaru, no estado do Pernambuco, nesta quinta-feira (17) ao ser flagrado com uma suástica no braço. Ele foi expulso imediatamente do estabelecimento. 

Clientes se sentiram incomodados com a presença dele e denunciaram aos seguranças. Ao ser abordado, o suspeito rebateu afirmando que era “liberdade” dele portar o símbolo. 

O shopping não registrou boletim de ocorrência e, pelas redes sociais, disse que repudia toda e qualquer forma de apologia ao movimento nazista.

O uso de símbolos nazistas é crime no Brasil. O artigo 20, § 1º, da Lei 7.716/89, alterada pela Lei 9.459/97, fala que "fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo", tem pena de reclusão de um a três anos e multa.

Repercussão 

Indignado, o deputado federal, Túlio Gadelha (PDT-PE) publicou o vídeo em suas redes e elevou o tom dizendo que “não se trata de ‘liberdade’ de ninguém”. 

“Da mesma forma que discurso de ódio não é, e nunca será, liberdade de opinião. Em outras palavras: você é livre para arremessar pedras, desde que elas não acertem a cabeça de ninguém”. 

Por outro lado, o secretário de turismo de Maceió (AL), Ricardo Santa Ritta, declarou que pensava que a “liberdade de expressão permitisse (o uso da suástica)”. 

“Hoje descobri que usar qualquer elemento com a ‘suástica’ é crime federal no Brasil. Pensava que a liberdade de expressão permitisse”, postou no Twitter.

Assista:


Classificação Indicativa: 10 anos

FacebookTwitterWhatsApp