Política

Médica Nise Yamaguchi processa Otto Alencar após debate na CPI e pede indenização de R$ 160 mil

Agência Senado
Yamaguchi também processou o senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI  |   Bnews - Divulgação Agência Senado

Publicado em 19/06/2021, às 17h11   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A médica oncologista Nise Yamaguchi processou os senadores Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da Pandemia, e Otto Alencar (PSD-BA), por danos morais. A especialista afirma ter sido vítima de misoginia, preconceito às mulheres, e humilhação durante depoimento na CPI  no dia 1º de junho. Ela pede indenização de R$ 160 mil a cada um dos parlamentares.

Na ação, a médica afirma que Aziz e Alencar abusaram do direito da imunidade parlamentar a que têm e “perpetraram um verdadeiro massacre moral”. Os senadores, para a defesa de Yamaguchi, agiram “intencionalmente com morbo e com deliberada crueldade no escopo de destruir a imagem da médica perante toda a sociedade brasileira”. “(Nise Yamaguchi) Atônita, viu um ser humano ter destroçada a sua dignidade enquanto médica, cientista e mulher”, defendem os advogados. 

Em determinado momento do depoimento, Otto Alencar perguntou à médica a diferença entre vírus e protozoário. “Na grade curricular brasileira, os protozoários são estudados no 4° ano do estudo fundamental, fato este que por si só, demonstra a intenção de Otto Alencar em diminuir e humilhar publicamente Nise Yamaguchi, desprestigiando seu conhecimento científico.”, aponta a defesa da médica. 

Na avaliação dos advogados, o presidente da CPI foi “cúmplice” dos ataques à médica. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp