Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Principado do horto

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 29/07/2021, às 05h30   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Viúva Negra

Uma executiva da política baiana vem sendo chamada de Viúva negra do poder. Secretários separando, deputados brigando entre si, servidores discutindo…um inferno geral na cidade. Essa semana ela apareceu no Shopping Salvador em um determinado restaurante e causou um alvoroço nas mesas. Teve muita gente se engasgando com os mariscos e vinhos de segunda linha no recinto. Há quem diga que ela já matou três…essa viúva tem tinta “azul”.

Principado do horto

O recatado bairro do Horto Florestal em Salvador vem sendo chamado de “Principado Baiano”, isso porque muitas figuras do empresariado, da política, do lobby e NOVOS EMPREITEIROS da cidade vêm brigando com unhas e dentes por um espaço nas terras do bairro. Tem gente com muita bala na agulha brigando com antigos caciques da cidade por um naco de terra no boulevard baiano. Há quem diga que se cavar demais sai muito caranguejo desse mangue. 

Se quiser, Bolsonaro bagunça ainda mais a eleição

Bolsonaro está com a faca e o queijo na mão para bagunçar ainda mais a eleição na Bahia em 2022. Depois do fator Roma, ele pode vir com tudo e arrastar o PP para o epicentro da confusão. Por ora, os caciques locais negam reflexos do jogo nacional por aqui, mas interlocutores sinalizam que nada impede o poderoso clã felino de seguir o fluxo. Um observador experiente lembrou da máxima que o rio só corre para o mar.

Em pratos limpos

O diretório do PP na Bahia, comandado pelo vice-governador João Leão, quer deixar tudo “em pratos limpos” na próxima quarta-feira (4), no badalado restaurante Barbacoa. No cardápio, Ciro Nogueira, filiação de Bolsonaro e “debandada” de deputados estaduais. 

Silêncio de figurante

A deputada Dayane Pimentel resolveu se reservar ao silêncio ao ser questionada sobre a possível fusão dos partidos PSL, no qual ela preside na Bahia, PP e DEM. Pelo jeito a parlamentar já incorporou o papel de figurante e deixou a presidência da sigla no armário alà espera de Elmar Nascimento. Cabe até a hashtag #assumelogoElmar

O silêncio dos bispos

Uma observação importante que tem sido feita nos bastidores é sobre o silêncio da cúpula do Republicanos na Bahia no que diz respeito à eventual candidatura de João Roma ao governo estadual. Se for adiante, a jornada majoritária do ministro da Cidadania vai ser decisiva nas tratativas do partido com ACM Neto. Uma fonte da NSP sinalizou que Márcio Marinho e seus bispos desejam manter a aliança com a dupla Neto e Bruno Reis, mas as condições devem mudar, assim como o valor da fatura. Mas por enquanto, o silêncio é sagrado. Amém.

Internas

Elinaldo disse que em pesquisa interna do DEM, ACM Neto tem 70% dos votos. Tem gente do PT que diz que pesquisa interna Wagner tem 100%. Se for interna mesmo, nem mesmo os funcionários de ACM Neto estão votando nele mesmo.

Troca de roupa

O deputado estadual Dal troca de partido como troca de roupa. Depois de abandonar o PCdoB pelo PP, agora quer sair do Progressistas para conseguir disputar uma cadeira na Câmara Federal. Talvez se filie ao PL.

Canoa furada

Enrolado até o pescoço com broncas político-jurídicas, o ex-prefeito de Madre de Deus Jeferson Andrade já fala em retorno ao Executivo municipal, de onde saiu pelas portas do fundo em 2020. Ele tem se ofertado para ser cabo eleitoral de candidatos em 2022 a fim verificar indiretamente como anda sua rejeição na cidade. Postulantes à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal fazem veem o sujeito com bastante de confiança e temem embarcar numa canoa furada.

Madre de Deus não tão santa assim 

As obras em Madre de Deus só correm para o mar. Dizem as boas línguas que um empreiteiro não tão velho assim vem levando tudo pela frente e arrastando para o “mar”, literalmente. O rapaz já comprou lancha e casa de praia em 6 meses de gestão municipal. O prefeito já ta com medo do que vem pela frente. Maré enche, maré vaza, Dailton…

Calmon e seus pepinos

Os pepinos que sempre rondaram o prefeito Antônio Calmon não param de aumentar. As licitações que vem sendo feita na Saúde e na Educação municipal tem deixado até o próprio São Francisco de cabelo em pé. Novas e velhas figuras perambulam pela cidade na madrugada, em antigos casarões, desenhando estratégias e lendo rascunhos de editais. Não vai demorar muito para bomba explodir no município mais rico do recôncavo. Calmon, abra teu olho. Quem avisa, amigo é!

Os skatistas

Com a conquista da medalha de prata nas Olimpíadas da nordestina Rayssa, choveu post dos políticos nas 4 rodinhas do skate. Tamanha habilidade, não sei como não estão competindo no esporte olímpico. A fada tem bons concorrentes por aqui!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp