BNews Agro

Bahia já executou mais de 80% das ações do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa

Divulgação/Seagri
A informação foi divulgada na manhã desta quinta-feira (16) durante reunião virtual com gestores da área  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Seagri

Publicado em 17/09/2021, às 10h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) afirmou que a Bahia já executou mais de 80% das ações dentro do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNFA) 2017 a 2026. A informação foi divulgada na manhã desta quinta-feira (16) durante reunião virtual com gestores da área. Neste ano, a 1ª fase da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa alcançou 93,36% de imunização dos bovinos e bubalinos em todo o estado.

Resultados preliminares da segundo ciclo da auditoria realizada pela Superintendência Federal da Agricultura na Bahia (SFA-BA) em abril deste ano, apontam para avanços no PNFA na Bahia, entre eles, o aumento da taxa de propriedades atendidas para 86,58%, a realização de supervisões internas, além da criação e fortalecimento do setor de epidemiologia. 

“Reuniões de avaliação como essa possibilitam melhorias de forma conjunta entre o órgão central e os executores da defesa agropecuária. Estamos num caminho positivo e com todas as garantias de que temos segurança sanitária em nosso estado. Por tudo isso, a Adab está de parabéns pelo trabalho já realizado até agora”, disse Cássio Peixoto, representando o superintendente, Nilo Ferreira.

De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), as ações continuam ocorrendo mesmo após o encerramento da 1ª etapa de vacinação. “A campanha termina, mas as atividades continuam de forma ativa o ano todo porque precisamos alinhar estratégias, reajustar direcionamentos e ver a melhor maneira para otimização de recursos”, enfatizou o diretor de Defesa Animal, Carlos Augusto Spínola.

Matérias relacionadas:

Bahia segue há 24 anos sem casos de febre aftosa; vacina é “principal arma” para controlar a doença

Bahia recebe 1, 2 milhão de doses da vacina contra aftosa e amplia campanha até 16 de julho

Campanha contra a Febre Aftosa vacina mais de 10 milhões de animais na Bahia

“Diante das dimensões do território baiano e das dificuldades enfrentadas pela pandemia, consideramos os dados bastante satisfatórios. A Adab tem a função básica de atender ao produtor e defender seu patrimônio pecuário, dando seguridade sanitária aos plantéis e superando as metas estabelecidas pelo MAPA”, destacou o coordenador do PNEFA-BA, José Neder. “Nossa expectativa é que o relatório final da auditoria dê um panorama positivo, de evolução das atividades, porque a suspensão da vacina é um caminho irreversível. E todas as nossas ações estão voltadas para provar que temos um serviço de excelência, com segurança sanitária capaz de identificar rapidamente qualquer situação de risco em nosso estado”, finalizou.

Leia também:

Ministério da Agricultura destrói mais de 58 mil garrafas de azeite de oliva fraudado em São Paulo

PIB do agronegócio baiano cresce 8,5% no segundo trimestre de 2021

Revisão de zoneamento agrícola facilita aquisição de crédito para produtores de cacau em Jequié

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp