BNews Agro

Famílias do semiárido da BA participam de formação sobre uso racional da água e manejo agroecológico

Divulgação/SDR
Curso ocorreu nas cidades de Crisópolis e Itapicuru  |   Bnews - Divulgação Divulgação/SDR

Publicado em 19/09/2021, às 18h40   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Com o intuito de incentivar o uso racional da água e o manejo agroecológico em Unidades Produtivas Familiares, para o incremento de práticas na melhoria da produção, famílias beneficiadas pela instalação tecnologias sociais de acesso à água, como cisternas de produção e barreiros trincheira, nos municípios de Crisópolis e Itapicuru, participaram, nessa semana, de atividades de formação teórico/prática.

A ação integra a estratégia de assistência técnica e extensão rural (Ater) do Governo do Estado da Bahia, via Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), executada, a partir de contrato, pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC), no âmbito do programa Água para Todos/CAR.

“Esse é o segundo momento que estivemos com essas famílias agricultoras. No primeiro momento, foi realizada a visita técnica para orientá-las em relação ao cuidado com a tecnologia social, o gerenciamento da água para produção e algumas demonstrações práticas. A partir daí, vimos o potencial produtivo das famílias e percebemos a necessidade de reunir as famílias para fazer uma oficina de práticas agroecológicas. O objetivo dessa ação é exatamente trocar conhecimentos para enriquecer e melhorar o manejo do quintal produtivo”, ressaltou Kamilla Souza, Subcoordenadora do Programa Água para Todos/CAR.

De acordo com a SDR, a formação coletiva foi planejada a partir da identificação das demandas das comunidades, durante a realização das visitas técnicas de acompanhamento/supervisão às famílias atendidas. Durante a atividade, são abordados assuntos de interesse comuns às famílias e comunidades, e esses momentos são de suma importância para a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de novas técnicas e processos no campo produtivo e organizativo, principalmente no que tange a cultura de hortícolas e dos quintais produtivos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp