Cultura

Itália apresenta projeto para reconstruir arena do Coliseu

Reprodução / Redes Sociais
O valor total da reconstrução gira em torno dos 18 milhões  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais

Publicado em 03/05/2021, às 13h17   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A arena do Coliseu de Roma será reconstruída após um plano ambicioso do ministro de Bens Culturais da Itália, Dario Franceschini. 

Neste domingo (02), o projeto foi apresentado e o local vai poder realizar eventos no antigo anfiteatro. "É um projeto ambicioso que ajudará a conservação e proteção das estruturas arqueológicas, recuperando a imagem original do Coliseu e também restaurando sua natureza como uma complexa máquina cênica", comentou o político. 

O valor total da reconstrução gira em torno dos 18 milhões de euros e as obras podem começar até o fim de 2021, sendo estimado para o término do projeto em 2023, segundo a diretora do Parque Arqueológico, Alfonsina Russo. 

A estrutura do museu será "extremamente leve, de alta tecnologia e sustentável, além de totalmente reversível", caso dê algo errado durante a reforma. Painéis de alta tecnologia serão confeccionados com fibra de carbono e madeira accoya (madeira resistente e com durabilidade). Já as  vigas, serão instaladas sem ancoragem mecânica. 

A ideia, apesar de ter sido apresentada neste domingo (02), vai demorar um pouco para que a empresa vencedora desenvolva o projeto inteiro. Um novo edital será lançado para obter mais empresas que possam ajudar nesta construção. No entanto, a expectativa é que o plano não fique diferente das características da antiga arena, já que é patrimônio da Unesco.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp