Cultura

Com estreia nesta terça, série mostra caso de baiana tratada como escrava em Salvador

Divulgação / HBO
Em junho de 2008, jovem foi encontrada em condições análogas à escravidão em uma casa no bairro de Itapuã  |   Bnews - Divulgação Divulgação / HBO

Publicado em 04/05/2021, às 17h48   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O caso da baiana Gabriela de Jesus Silva, encontrada em uma casa no bairro de Itapuã, em Salvador, em condições análogas à escravidão, virou episódio de série do canal de TV por assinatura HBO. O fato ocorreu em junho de 2008, quando a jovem, com 25 anos na época, era mantida em cárcere privado por um casal que a obrigava a fazer absolutamente tudo o que eles queriam. 

Natural do município de Cansanção, no interior da Bahia, Gabriela foi viver com a professora Maria Helena Silva e comerciante José Carlos Carreira da Silva após a promessa de que, além de ter os custos da sua educação arcados, seria tratada como uma filha.

A vítima, no entanto, era tratada como escrava, mantida trancada em casa, agredida constantemente e liberada para sair apenas para comprar pão e demais itens determinados pela família. 

A história de Gabriela é relatada no primeiro episódio da série documental Escravidão - Século XXI, que estreia nesta terça-feira no HBO, com direção de Bruno Barreto e Marcelo Santiago. 

“Esse caso nos chamou a atenção pela dramaticidade, porque Gabriela viva em condições precárias, é uma vítima clássica da escravidão contemporânea, que perdeu a dignidade e a identidade”, relataram os diretores.

O primeiro episódio da série recebeu o nome de “Cultura da Escravidão”. A série é baseada nas ideias de Luiz Carlos Barreto, produtor de cinema brasileiro e pai de um dos diretores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp