Salvador

Decreto que amplia funcionamento de bares e restaurantes garantirá empregos e renda, diz grupo ligado ao setor

Setur
Os deputados estaduais Eduardo Sales e Tiago Correia, da Frente Parlamentar do Setor Produtivo, e o vereador de Salvador Daniel Alves, comemoraram a ampliação do horário de funcionamento de bares e restaurantes na capital baiana  |   Bnews - Divulgação Setur

Publicado em 19/04/2021, às 08h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia (Abrasel-BA), junto com os deputados estaduais Eduardo Sales e Tiago Correia, da Frente Parlamentar do Setor Produtivo, e o vereador de Salvador Daniel Alves, comemoraram a ampliação do horário de funcionamento de bares e restaurantes na capital baiana.

O decreto do governador Rui Costa permite que os estabelecimentos funcionem até às 21h a partir desta segunda-feira (19). Este é o terceiro relaxamento das medidas preventivas contra a Covid-19 na Bahia desde a Páscoa para este setor que tem amargurado grandes prejuízos.

Desde o início da pandemia, por conta das medidas restritivas, 69% dos bares e restaurantes estão para fechar ou já interromperam as atividades na Bahia. Atualmente existem mais de 57 mil bares, restaurantes e similares no estado, sendo que destes mais de 16 mil em Salvador. O segmento gera aproximadamente 280 mil empregos diretos, e deste número, cerca de 80 mil empregos diretos são gerados na capital.

Buscando medidas de compensação e estímulo ao setor, o grupo vem provocando tanto o governo estadual quanto os prefeitos das cidades baianas sobre a necessidade do relaxamento das restrições. 

Correia, Salles e Alves, juntamente com a Abrasel-Bahia, têm participado ativamente dos debates com os governantes, levando os pleitos do setor e, inclusive, participaram de uma carreata, onde levaram uma
série de pedidos ao governador Rui Costa, à União dos Municípios da Bahia (UPB) e ao prefeito Bruno Reis.

Alves, que defendeu na semana passada no plenário da Câmara Municipal a flexibilização, afirmou que a medida é fundamental para impedir o caos em um dos setores que mais emprega em Salvador.

“O setor está passando por um momento bastante complicado. Infelizmente com o atual decreto, os bares e restaurantes não conseguem sobreviver, pois 80% da sua receita vêm da noite. E a venda de bebidas alcoólicas complementa o faturamento”, explicou o vereador.

Para Salles, a flexibilização do governador freia a possibilidade de fechamento de diversos estabelecimentos e reanima o comércio. “Rui foi bastante sensível com essa ajuda ao setor. Nossa luta é para buscar o equilíbrio entre a preservação da saúde de todos os baianos e a sobrevivência econômica dos estabelecimentos e, consequentemente, a manutenção dos empregos”, disse.

Correia lembra também que é preciso uma série de medidas para ajudar o setor. “Defendemos a redução da alíquota de ICMS para 1% durante o período da pandemia, além da isenção do ICMS da conta de energia elétrica e de gás até dez 2022 e a suspensão do corte de fornecimento de água e energia elétrica com parcelamento da conta de água em até 60 meses, sem multa, sem juros e sem correção”, elencou Correia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp