Salvador

Presidente do Mater Dei diz que estudo sobre impacto de novo hospital foi entregue à prefeitura

Reprodução/ Google Street View
Henrique Salvador explica que um retorno na Anita Garibaldi - bem mais próximo do prédio - e um viaduto são algumas das medidas que serão adotadas para minimizar os impactos no trânsito  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Google Street View

Publicado em 18/10/2021, às 10h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após a polêmica envolvendo os impactos da construção do Hospital Mater Dei Salvador, o presidente da Rede, Henrique Salvador, afirma ao BNews que a instituição realizou um estudo de impacto relativo ao novo empreendimento do grupo, localizado entre as avenidas Gama e Anita Garibaldi, e que o documento foi apresentado a, ao menos, três órgãos da administração municipal.

"Tanto o relatório de impacto de trânsito quanto o impacto na vizinhança, também, foram feitos, licenciados e apresentados às Secretarias de Mobilidade (Semob) e de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), além da superintendência de tráfego de Salvador. Foi tudo adequadamente feito", salientou.

Em uma matéria divulgada pelo BNews, o mestre em Arquitetura e Urbanismo, Kaíc Lopes, consultado pela reportagem a respeito do tema avaliou que o projeto não era "adequado", e alertou que a edificação poderia provocar impactos no trânsito da região.

Em entrevista concedida na manhã desta segunda-feira (18), Henrique Salvador repercutiu às críticas do especialista, e destacou que o projeto foi elaborado pela mesma empresa que presta serviço de engenharia de tráfego à Transalvador, uma organização especializada em "inteligência de trânsito". 

O presidente do grupo descreve que houve "amplo debate" com a administração municipal a respeito do novo hospital. Assim, embora reconheça que a obra produzirá impactos, Salvador garantiu que uma série de contrapartidas já são implementadas para mitigar estes efeitos.

"Uma delas é um retorno na Anita Garibaldi - que foi trazido para bem mais perto do hospital. E a outra é um viaduto, que será construído a custo da rede Mater Dei. Uma contrapartida. Há também outras medidas para amenizar o impacto", explicou.

Segundo ele, a construção do viaduto será de responsabilidade de uma empresa que presta serviço ao Metrô de Salvador. Quanto à característica espelhada do prédio para a vizinhança, o presidente da Mater Dei cita um relatório produzido a respeito.

De acordo com o responsável pelo grupo, a fachada deste prédio foi elaborada a partir de "fundamentos técnicos", e houve a contratação de um estudo para averiguar a projeção do Sol no local.  

"Concluiu-se que na fachada sudoeste, no final do dia, realmente traz um impacto maior para a vizinhança. Então, vai ser usada uma película para, inclusive, diminuir esse impacto", destaca. O presidente do Hospital Mater Dei ressalta que o relatório técnico sobre a fachada de vidro foi realizado por um dos profissionais mais experientes do Brasil, o professor Siegbert Zanettini, e foi contratada a Cebrasce que produziu e especificou película autoadesiva nos painéis de vidro que eliminará a reflexão deste setor. A montagem está sendo realizada por uma empresa de SP especializada em fachadas, a Tvitec.

Leia também:

Comércio de Salvador não abrirá na segunda-feira, Dia do Comerciário

Salvador agenda segunda dose da vacina contra covid-19 a partir desta segunda (18)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp