Coronavírus

Covid: Apenas 18 amostras nas escolas da Bahia testam positivo

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 27/10/2021, às 18h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Apenas 18 amostras coletadas em estudantes ou trabalhadores de escolas da Bahia testaram positivo para a covid-19, no âmbito do programa "Projeto Partiu! #Testagem nas Escolas", do governo do Estado. Essas amostras com resultado positivo para o novo coronavírus são dos municípios de Itanhém, Itapebi, Medeiros Neto, Mirangaba, Salvador e Várzea da Roça.

De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), desde o último dia 18, 2.228 amostras foram encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen-BA). Destas, 1.980  tiveram resultado negativo para o novo coronavírus, 18 testaram positivas, seis foram classificadas com resultado laboratorial inconclusivo e 224 amostras ainda estão em análise.

Leia também: Rui Costa apela por rejeição de proposta polêmica de Bolsonaro

Menina de 11 anos é estuprada por três garotos dentro de escola

As amostras encaminhadas ao Lacen por meio do projeto foram enviadas por 12 municípios: América Dourada, Apuarema, Caravelas, Itanhém, Itapebi, Lajedão, Mairi, Medeiros Neto, Mirangaba, Salvador, Várzea da Rocha e Vereda.

Monitoramento

Ramon Saavedra, da Vigilância Epidemiológica do Estado, explica que, após a identificação de um caso positivo, a secretaria inicia uma operação de monitoramento. "Desencadeia toda uma investigação epidemiológica, não só na escola, mas na comunidade. É feito o monitoramento do estudante ou funcionário, de forma a garantir medidas de prevenção e controle".

Até esta semana, 358 municípios manifestaram interesse em participar do projeto de testagem. Destes, 157 municípios estavam devidamente cadastrados para acesso ao sistema de informação Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL/LACEN), aptos para início do inquérito epidemiológico. A proposta da Sesab, em parceria com os municípios, fará a testagem de até 180 mil funcionários e estudantes com idade superior a 13 anos da rede pública municipal e estadual, desde que estejam assintomáticos e participando das atividades presenciais. O projeto Partiu! #Testagem nas Escolas tem a duração de três meses.

De acordo com a titular da pasta estadual da Saúde, Tereza Paim, “estima-se que essa amostragem aleatória entre os indivíduos assintomáticos cubra até 20% da comunidade escolar. As amostras coletadas nas escolas pelas equipes municipais são enviadas ao Lacen-BA”, detalha ela.

Matérias Relacionadas

Bahia registra 482 casos de Covid e seis óbitos em 24 horas

Presidente da Anvisa rebate fala de Bolsonaro sobre vacina e Aids

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp