Economia & Mercado

Preços de presentes para o Dia dos Pais apresentam redução de 1,8% este ano, diz Fecomércio-BA

Pixabay
O produto que teve a maior queda real foi o sapato masculino, com variação de -14,8%, em 12 meses, já descontada a inflação  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 26/07/2021, às 15h42   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Produtos de higiene, beleza, artigos de vestuário e eletrônico são os itens mais procurados quando o assunto é Dia dos Pais. Mesmo com as famílias em situação econômica complicada por causa do desemprego elevador e da crise gerada pela pandemia, a data não deve passar batida, ainda mais que os preços dos presentes devem estar um pouco mais baratos. 

A Fecomércio-BA elencou vários itens que são tradicionalmente procurados pelos consumidores para presentear nesta data comemorativa e notou que houve uma queda real nos preços de 1,8%. Os cálculos realizados se basearam nos dados da inflação, o IPCA, na Região Metropolitana de Salvador, que teve um aumento médio de 5,8% nos preços dos 16 itens escolhidos. No entanto, esse percentual é inferior à inflação geral da região, de 7,84%.

O consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze, citou que o produto que teve a maior queda real foi o sapato masculino, com variação de -14,8%, em 12 meses, já descontada a inflação. O livro também teve a mesma variação.

Também estão mais em conta as camisas (-9,2%), os shorts e bermudas (-7,9%) e sandálias (-7,4%). “Por outro lado, se o consumidor estiver pensando em dar um televisor ou tênis, pode preparar o bolso. O primeiro teve aumento real na média dos preços de 13,5% e o segundo, 4,3%”, destacou o economista.

Ele indicou que, como alternativa para aproveitar o esquema de trabalho remoto, o computador pode ser uma boa opção de presente, mas alertou que os preços médios subiram 2,3% em um ano.

“Quando se fala em produtos de higiene e beleza, somente os perfumes apresentaram alta real de preços, de 2,8%. De resto, os consumidores podem aproveitar com a queda média dos preços dos produtos para pele (-4%) e produto para barba (-8,4%)”, acrescentou o consultor econômico.

Outro item que apresentou queda nos preços foi a cerveja, que reduziu 2,8%, já descontando a inflação geral dos últimos 12 meses. “Portanto, são várias opções de escolhas de presentes com preços que cresceram menos que a inflação geral e que podem caber no bolso do consumidor. O Dia dos Pais está longe ainda de ter uma movimentação próximo de outros eventos como Dia das Mães e Natal, mas não deixa de ser uma data relevante para o varejo, sobretudo para as lojas de roupas, calçados, cosméticos e de alimentos e bebidas”, comparou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp