Saúde

Estudantes aprendem com o boxe a lutar contra o câncer de mama

Vagner Souza
Bnews - Divulgação Vagner Souza

Publicado em 23/10/2021, às 09h45   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

“A luta não é só dentro do ringue”. A fala é de quem sabe do que está falando. Primeira campeã olímpica brasileira do boxe feminino, Adriana “Pitbull” quer motivar os estudantes que foram à Arena Fonte Nova neste sábado (23) a lutarem também contra o câncer de mama. 

Para a atleta, a luta é mais difícil fora do ringue. “A luta é mais fora do que dentro do ringue. A gente já sabe que o esporte ajuda no combate ao câncer de mama. Fiquei muito honrada em ser ‘madrinha’ deste evento”, conta.

A avaliação da oncologista Marcella Salvadori, uma das convidadas para palestrar no evento, mostra que a campeã olímpica está correta. Atividade física é fundamental na prevenção do câncer. “A prevenção do câncer de mama mais cedo e a atividade física são fundamentais. A obesidade é um fator de risco para a doença”, explica. 

Aprendizado

As amigas e colegas de classe Sabrina Silva e Carol Melo, ambas de 17 anos e cursando o 2 ano do Ensino Médio, estavam empolgadas para o aprendizado fora do ambiente tradicional da sala de aula. Elas defendem que o assunto não se esgote no evento. 

“Muito interessante. Quero ver como vai ser isso sendo colocado na prática, pra além do evento”, diz Sabrina.

Presidente do grêmio estudantil do colégio Manoel Devoto, no Rio Vermelho, o estudante Leonardo Barbosa, 19, ressalta a importância da iniciativa também para os homens. “Homem também tem câncer de mama. É importante que ele dissemine essas informações pela comunidade”, comenta.

Para a superintendente de Políticas para Educação Básica da Secretaria estadual de Educação, Manuelita Brito, o evento é importante também para incentivar o apoio entre as mulheres. “Quanto mais cedo se cuidam e apoiam outras mulheres, maior é o efeito educacional”, avalia. 

O evento reuniu cerca de 200 estudantes da rede estudar de ensino e ainda contou com a presença do DJ Mauro Telefunksoul e do ex-pugilista e professor de boxe Jailson Santos. Os alunos tiveram um aulão de boxe e fizeram uma tour pela Arena Fonte Nova.

Leia mais: Outubro Rosa: Médica mastologista explica importância da prevenção do câncer de mama; veja vídeo

Avanço da terapia-alvo favorece tratamento do câncer de mama

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp