Salvador

Motorista de aplicativo cria central para rastrear corridas e consegue evitar mais de 30 assaltos; assista

Dinaldo Silva/BNews
Em funcionamento desde 2019, a central possui 186 motoristas cadastrados que pagam R$ 20 mensalmente pelo serviço  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 19/12/2020, às 13h20   Diego Vieira


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O medo de se tornar mais uma vítima da violência em Salvador impulsionou o motorista de aplicativo Marcelo Oliveira a criar uma central de rastreamento para monitorar em tempo real as corridas realizadas durante o dia de trabalho. A apreensão do profissional se justifica através dos números de crimes contra a categoria contabilizados na capital baiana: de janeiro deste ano até a última quinta-feira (17), mais de 360 assaltos contra motoristas de aplicativo foram registrados em delegacias da cidade, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA). 

Em funcionamento desde 2019, a central possui 186 motoristas cadastrados que pagam R$ 20 mensalmente pelo serviço. De acordo com Marcelo, a necessidade de deixar a família informada sobre seu paradeiro também foi crucial para a criação do sistema de monitoramento. 

“Eu como motorista de aplicativo senti a necessidade de alguém saber que estou vivo, principalmente minha família. No início algumas pessoas da minha família ficavam me monitorando, conversando comigo o tempo inteiro a cada corrida. Depois juntei alguns amigos que também são motoristas de aplicativo e juntos tivemos a ideia de montar essa central física”, contou o idealizador da central ao BNews

Desde o primeiro dia de funcionamento a central já evitou que mais de 30 motoristas fossem assaltados. Segundo Marcelo, os criminosos desistem de praticar o crime quando percebem que o veículo está sendo rastreado. 

“Quando a pessoa vai com a intenção de roubar um motorista, ele termina desistindo porque a central cria toda uma dificuldade. A gente mostra que o carro está sendo rastreado e com isso ele sente que vai se complicar lá na frente, inventa uma desculpa e desce do carro. Nesses casos, a gente sabe que seria um assalto. Acontece muito isso”, afirma.

Como funciona

Quando um motorista aceita uma corrida, ele aciona a central de monitoramento e passa informações com o ponto de partida, destino, previsão do tempo de viagem e o nome do passageiro. 

“Digamos que a corrida tem previsão de 20 minutos para ser concluída, se chegar 21 minutos e o motorista não informou nada, provavelmente aconteceu alguma coisa. Então a atendente está sempre entrando em contato via rádio para procurar saber se está tudo tranquilo na corrida. Além disso, no meio da corrida a atendente sempre pergunta ao motorista se está tudo sob controle e se o passageiro se encontra confortável”, explica Marcelo, que já escapou de um assalto graças ao serviço de monitoramento.

“No Natal do ano passado, eu peguei uma passageira no Shopping da Bahia. Quando abri a porta para a passageira entrar, um rapaz abriu a porta do fundo e entrou. Fiz de conta que não tinha percebido nada. Passei a informação para a central que eu estava iniciando uma nova corrida com destino ao Bairro da Paz com previsão de 15 minutos”, relembra o motorista, que diz ter notado o nervosismo do suposto assaltante após saber que o veículo estava sendo rastreado. 

“Eu percebi que o rapaz ficou muito nervoso olhando para trás, porque na cabeça dele, ele achava que tinha algum carro seguindo a gente. Ou seja, ele percebeu a dificuldade que teria para me assaltar e pediu para desembarcar no Shopping Sumaré”, disse.

Assista:

Em outras situações, a polícia chegou a ser acionada após o motorista ter desviado da rota e parado de responder a central. “A atendente viu que tinha algo de errado acontecendo e rapidamente entrou em contato com a Polícia Militar. Quando o veículo passava pela entrada do bairro da Engomadeira, os policiais interceptaram o veículo e prenderam os meliantes”.

Além de evitar crimes, o sistema de monitoramento também eleva a avaliação dos motoristas nos aplicativos de transporte já que os passageiros costumam elogiar o serviço. “Muitos clientes falam na hora para a gente e outros fazem o elogio no próprio aplicativo e isso é muito gratificante. Sinal de que o esforço tem dado certo”, comemora Marcelo, que já recebeu propostas para implantar a central em outros estados.

A central conta atualmente com nove funcionários e funciona todos os dias da semana das 7h à meia noite.

Classificação Indicativa: Livre

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