Salvador

Presidente da CCJ emite parecer contra mudança do nome da Avenida Adhemar de Barros para Milton Santos

Reprodução/Google Street View
Segundo Aleluia, a proposta do vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) esbarra na lei municipal 3.073/1979, que prevê a manutenção do nome dos logradouros cuja "tradição já consagrou", exceto em caso de "deuplicatas ou multiplicata" das ruas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Google Street View

Publicado em 28/07/2021, às 09h55   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp


O vereador Alexandre Aleluia (DEM), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Salvador, emitiu um parecer contra o projeto de lei para a mudança do nome da Avenida Adhemar de Barros, para Milton Santos, em homenagem ao geógrafo baiano.

Segundo Aleluia, a proposta do vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) esbarra na lei municipal 3.073/1979, que prevê a manutenção do nome dos logradouros cuja "tradição já consagrou", exceto em caso de "duplicatas ou multiplicata" das ruas.

A Avenida Adhemar de Barros fica localizada em Ondina e homenageia o político falecido em 1969, que foi prefeito da capital e governador de São Paulo. Médico de formação, ele chegou a concorrer à presidência em 1955 e participou da conspiração que levou ao golpe militar de 1964. No entanto, acabou sendo traído pelos militares e teve os direitos cassados sob acusação de corrupção por parte do presidente Castelo Branco.

Nascido em Brotas de Macaúbas, no interior da Bahia, Milton Santos era um geógrafo, escritor, jornalista e professor, que adotava um posicionamento crítico ao capitalismo mundial. Ele é considerado um dos mais importantes intelectuais do século XX e o maior nome da geografia brasileira, com ensaios e textos sobre o racismo, que o colocou como uma referência sobre o assunto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp