Eleições

Carreatas em Feira descumprem protocolos de proteção contra o coronavírus

Tiago Paiva/BNews
Acompanhando in loco os eventos, a equipe do BNews presenciou tanto no evento do petista quanto do emedebista diversas cenas de possibilidade de transmissão do coronavírus  |   Bnews - Divulgação Tiago Paiva/BNews

Publicado em 28/11/2020, às 23h06   Tiago Paiva*


FacebookTwitterWhatsApp

Faltando pouco mais de 24 horas para a definição do segundo turno das eleições para a prefeitura municipal de Feira de Santana (BA), os candidatos Colbert Martins (MDB) — que busca o segundo mandato — e Zé Neto (PT) trouxeram artilharia pesada para as últimas carreatas da campanha eleitoral. No entanto, apesar das figuras de peso presentes, o que chamou a atenção foi a falta de cuidado com as questões sanitárias, por conta da pandemia do novo coronavírus. 

Acompanhando in loco os eventos, a equipe do BNews presenciou tanto no evento do petista quanto do emedebista diversas cenas de contato físico próximo, ignorando a recomendação do distanciamento social, além de inúmeras pessoas sem máscaras de proteção, inclusive políticos e integrantes das campanhas, que quando não optaram por retirar totalmente a máscara, a deixaram na altura do queixo. 

Uma dessas situações aconteceu com o deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante), que marcou presença na carreata de Zé Neto. Por diversas vezes o parlamentar foi flagrado retirando sua máscara de proteção para tirar fotos e abraçar pessoas que estavam nas proximidades do evento. Ex-deputado estadual, Targino Machado (DEM) foi outro nome presente na carreata de Zé Neto que não cumpriu os protocolos contra a covid-19 em inúmeros momentos. 

Já no evento de Colbert Martins, que acabou não contando com a presença do candidato, mas teve em seu rol de participantes nomes como o deputado federal Igor Kannário (DEM) e os vereadores Ron do Povo e Pablo Roberto, houve uma grande maioria das pessoas — inclusive crianças — sem fazer o uso de máscaras de proteção contra o vírus, além da total falta de respeito das medidas de distanciamento social, que dificultam a proliferação do novo coronavírus.

Suspensão do TRE-BA

No dia 10 de novembro, cinco dias antes do primeiro turno, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior, havia anunciado em coletiva de imprensa a suspensão dos atos presenciais de campanha política a partir desta quarta em todo o estado. De acordo com o desembargador, a motivação para a medida foi a quantidade de situações ocorridas que potencializam a proliferação do novo coronavírus. 

Porém, após políticos em campanha se posicionaram contrários à decisão, o Tribunal decidiu voltar atrás e permitir carreatas com, no máximo, 60 veículos e três pessoas por transporte, além de seguir regras como: manter abertas as janelas dos veículos que estarão participando da carreata; ter passado por prévia desinfecção, devendo os participantes observar as medidas de proteção individual;  disposição obrigatória de álcool em gel a 70% para os passageiros; e não será permitido o acompanhamento das carreatas por pessoas a pé.

Saiba mais
“Zé Neto tá preparado pra ser o prefeito de Feira”, diz Tagner, vereador eleito em Camaçari
Feira: TRE prepara locais de votação para este domingo (29)
Ron do Povo acredita na vitória de Colbert Martins: “muito confiante”
Pastor Sargento Isidório participa de carreata em Feira de Santana e dispara: "é a vez de Zé Neto"
Zé Neto avalia campanha e participação em último debate: "Conseguimos mostrar que Feira precisa de uma nova gestão"
Targino Machado exorciza antigos aliados em Feira: "Xô, Satanás! Xô, Zé Ronaldo! Xô, Colbert"
Jerônimo Rodrigues avalia que o há "clima favorável" para mudança em Feira e Conquista
Jonival Lucas diz que não existe articulação para que ele assuma Serin efetivamente
Vice de Colbert, Fernando de Fabinho aposta em apoio de ACM Neto para virada em Feira
"Vencer em Feira e Conquista compensa derrota na capital", avalia Davidson Magalhães
Lídice faz avaliação positiva de desempenho do PSB em Feira e reitera apoio a Zé Neto
Rui chama Colbert de "incompetente" e diz que prefeito e Zé Ronaldo destruíram Feira de Santana
Feira de Santana: Zé Neto chama Colbert de medíocre e acusa adversário de comprar votos com cestas básicas

*Repórter enviado a Feira de Santana para cobertura do segundo turno

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp