Brasil

Nível da água em reservatórios do país deve chegar ao menor patamar em 20 anos

Reprodução/DPE-BA
Reservatórios vão atingir essa marca recorde por causa da falta de chuva dos últimos 90 anos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/DPE-BA

Publicado em 20/06/2021, às 15h34   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em novembro, o nível de água dos reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e do Centro-Oeste deve chegar ao menor patamar mensal em 20 anos. Responsável por 70% da energia produzida no Brasil, é possível que os tanques atinjam somente 10% da capacidade, sendo que atualmente eles estão em 30%, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Os reservatórios vão atingir essa marca recorde por causa da falta de chuva dos últimos 90 anos.

Segundo o levantamento da ONS, publicado pelo G1, se o período chuvoso não amenizar o problema, as hidrelétricas vão garantir somente o fornecimento de energia para o ano de 2021 e para 2022.

De acordo com a Veja, o governo e as agências reguladoras já estão adotando algumas medidas para prevenir a falta de energia gerada pelas hidrelétricas, entre elas estão o uso de usinas termelétricas, a edição do decreto que regulamenta os leilões para instalação de “reservas” e até a importação de energia de países que dividem fronteira com o Brasil, como Argentina e Uruguai.

A bandeira mais cara do sistema, a vermelha, está em vigor desde o início deste mês de junho na conta de luz. Ou seja, os brasileiros precisam pagar uma cobrança adicional de R$ 6,24 para cada 100 kWh consumido.

Quando Fernando Henrique Cardoso foi presidente do Brasil, nos últimos anos de seu mandato, entre julho de 2001 e fevereiro de 2002, a crise hídrica causou a interrupção do fornecimento e distribuição de energia elétrica no país.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp