Feriado / 2 de Julho

Sem desfile pela primeira vez em 197 anos, Fernando Guerreiro prevê festa da Independência maior em 2021

Dinaldo Silva/BNews
Em razão da pandemia do novo coronavírus. a Fundação Gregório de Matos preparou programação virtual para celebrar a data magna  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 02/07/2020, às 08h43   Diego Vieira e Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

Pela primeira vez em 197 anos o 2 de Julho, dia em que é celebrado a Independência da Bahia, é comemorado sem o tradicional desfile cívico que costuma reunir, fanfarras, políticos, protestos e o povo do Largo da Lapinha ao Campo Grande, em Salvador. O motivo: a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Matos, responsável pela organização da festa, inicialmente chegou a se pensar na possibilidade de os Caboclos desfilarem sem cortejo. "Chegamos a conclusão de que isso seria perigoso por causa das aglomerações, então chegamos a conclusão de que o melhor seria fazer um ato simbólico e uma programação online extensa que começa hoje com aulas e debates sobre o 2 de Julho", explicou Guerreiro minutos antes do hasteamento da bandeira que acontece neste ano apenas com a presença de autoridades no Largo da Lapinha.

A Fundação Gregório de Matos preparou programação virtual para celebrar a data magna. A programação online será de 2 a 7 de julho, com lives, jogos interativos, além da exibição de videoaulas e filmes, nas redes sociais da FGM.

CONFIRA as fotos do 2 de Julho 2020 - Galeria de Imagens do BNEWS

Questionado sobre a realização de um desfile ainda maior em 2021, Guerreiro enfatizou que tudo vai depender da próxima gestão já que estamos em um ano com eleições municipais. "É provável que tenha uma festa maior para compensar, mas ainda não sei porque vai mudar a gestão e ninguém sabe o que vem por aí", disse. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp