Artigo

Até quando?

Arquivo pessoal
Bnews - Divulgação Arquivo pessoal

Publicado em 06/11/2023, às 12h06   José Medrado


FacebookTwitterWhatsApp

Valéria Barcellos, mulher trans, que interpretou Luana em Terra e Paixão, novela das 21h, da TV Globo, usou as redes sociais, na última sexta-feira (3/11), para desabafar após ter sido vítima de transfobia ao tentar usar o banheiro feminino do hotel Fairmont, no Rio de Janeiro, durante a festa à fantasia de Narcisa Tamborindeguy.

A atriz desabafou, afirmando: “Passei um constrangimento gigante ao tentar ir ao banheiro feminino. Ao tentar entrar, a segurança me parou e disse: ‘O banheiro masculino é do outro lado’. Num gesto desesperado, coloquei meu seio para fora e perguntei: ‘Devo mesmo ir ao banheiro masculino?’, ao que ela me disse: ‘Guarde isso, menino'”, afirma.

A atriz assegura que ficou desolada, a ponto de chorar muito no banheiro, afirmando que ficou fragilizada, considerando que a sua identidade de gênero se torna uma ofensa, onde em qualquer situação pode ser anulada, certamente como pessoas, como ser humano. É impressionante a crueldade das pessoas a que ponto chega? Não se trata de discussão de gênero, ou na toada dessa gente do mal sobre sexulidade, trata-se de ser. De ser o que é e pronto. Não cabendo, de forma alguma, a quem quer que seja tentar impor seus conceitos, seus ditames de certo e errado, sempre, claro, sob o crivo de suas próprias sombras e recalques. Os estudiosos do comportamento não se cansam em afirmar, mediante pesquisas, que todo “excesso representa uma falta”, todo excesso de moralidade contaminada pela sombra, evidencia problema na área que vê na outra pessoa.

As pessoas insistem no que é inexorável: a humanidade está  caminhando para a compreensão geral de que não se impõem condições de gênero a pessoa alguma. O futuro determinará esta aceitação, tendo os falsos e hipócritas moralistas síncopes histéricas ou não. As alegações são as mais covardes possíveis, principalmente envolvendo religião, considerando que avatar espiritual algum, de qualquer corrente religiosa, haveria de pregar contra o respeito, o acolhimento e a preservação da dignidade de qualquer ser humano. É claro, que aqui ali pinçam alguma frase bíblica e a impingem em pessoas desavisadas que, em geral, não guardam interesse algum em se aprofundar nas questões, pesquisando e passando tudo pelo crivo da lógica e da vivência fraternal, empática. 

         Alguém já disse que o tempo é o senhor da razão, e naturalmente ele ajusta tudo. Assim foi com tudo que era rechaçado pelo preconceito, desinformação e maldade que se firmou e avançou. Poderia aqui elencar um cem número de coisas, mas ficarei apenas nas conquistas femininas, desde o voto até....tudo, ainda que sob lutas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp