Artigo

Derrotado, ACM Neto vai desbancar Bruno Reis?

Arquivo
Henrique Brinco é editor de política do BNews  |   Bnews - Divulgação Arquivo
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

[email protected]

Publicado em 30/10/2022, às 22h22


FacebookTwitterWhatsApp

A partir desta segunda-feira (31), a cobertura política na Bahia passa a girar sobre uma única pergunta: ACM Neto vai tirar o direito de Bruno Reis de tentar se reeleger e brigar pela Prefeitura de Salvador em 2024? Eis a questão.

Com 100,00% das urnas apuradas, o herdeiro carlista sai derrotado com 47,21%. O governador eleito Jerônimo Rodrigues enterra a disputa no estado com 52,79%. A vitória do petista é impressionante, levando em consideração que ele foi praticamente jogado aos leões na campanha aos 45 minutos do segundo tempo.

Neto realmente acreditou que venceria essa eleição, induzido ao erro por pesquisas que ele mesmo contratou. Conseguiu ludibriar aliados e parte da imprensa. Não bastasse isso, afundou consigo grandes caciques da política, a exemplo de Marcelo Nilo e Zé Ronaldo, entre outros.

O grande objetivo de Neto no segundo turno não era vencer Jerônimo. Na verdade, ele não podia sair menor e precisava mostrar um resultado robusto para poder continuar barganhando politicamente, uma vez que colecionou decepções entre os aliados.

Será que ele vai ficar fora da cena política até 2026? Difícil dizer, difícil acreditar. Bruno Reis, por sua vez, já deu entrevistas dizendo que tem o direito de tentar a reeleição. Se ele realmente acredita nisso, que comece a ligar para os seus aliados mais confiáveis amanhã. 

A crônica política já está dada. Só nos resta aguardar.

*Henrique Brinco é editor de política do BNews

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp