BNews Agro

Selo Verde em caminhões reforça compromisso com controle da emissão de gases

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 30/07/2021, às 06h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Toda a frota de caminhões da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) foram aprovados na análise sobre emissões de gases, levando em consideração parâmetros do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O "Selo Verde" incentivado pelo grupo reforça o compromisso com a agenda e pode virar obrigatório.

“Organizamos uma agenda e providenciamos a vinda dos técnicos do Programa Ambiental do Transporte (Programa Despoluir) e seguimos com eles até as fazendas solicitantes prestar as aferições. É um processo simples e rápido, que toma de cinco a oito minutos por veículo. Hoje, isso é uma alternativa, mas, a cada dia, mais vem se tornando mandatório”, afirma Douglas Fernandes, coordenador do Centro de Treinamento da Abapa. 

O coordenador explica que algumas empresas de insumos e de comercialização na região Oeste já estão exigindo o “Selo Verde” para todos os caminhões, em suas operações de carga e descarga.

“Atualmente, as inspeções são em caráter educativo e preventivo. O veículo aprovado recebe o Selo Verde e o Relatório de Inspeção válidos por três meses. Provavelmente, até o final do ano, isso se tornará uma obrigação, passível de autuação, na Bahia, como já acontece em outros estados”, completa Cleide Cerqueira, coordenadora do Programa Despoluir.

Esta semana as unidades operacionais do Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) de Eunápolis, Itabuna e Vitória da Conquista realizaram uma ação conjunta no Posto Imperador, em LEM, com o apoio da Abapa. De acordo com Cleide Cerqueira, foram realizadas em torno de 30 aferições por dia, no período.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp