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Sebrae realiza pesquisa para saber interesse de empresários na venda de produtos com Indicação Geográfica

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A pesquisa está sendo enviada por e-mail a pequenos negócios de todo o Brasil registrados no sistema do Sebrae   |   Bnews - Divulgação Aprocan/Divulgação

Publicado em 02/08/2021, às 16h28   Redação BNews



Com o objetivo de mapear o interesse em vender produtos típicos regionais e o conhecimento sobre o significado dos produtos registrados com Indicação Geográfica (IG), é que uma pesquisa inédita no Brasil está sendo realizada com 90 mil empreendedores de pequeno e médio porte. O registro de IG permite aos consumidores ter a certeza de que estão adquirindo um produto diferenciado pela qualidade da sua procedência, além de valorizar a cultura local e fomentar atividades turísticas. 

A pesquisa está sendo enviada por e-mail a pequenos negócios de todo o Brasil registrados no sistema do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) , que coordena a iniciativa. O questionário pergunta se o empresário tem interesse em vender produtos típicos de uma determinada região e se eles conhecem o significado de uma Indicação Geográfica.

O público-alvo do levantamento inclui minimercados, mercearias, delicatessen (loja de produtos alimentícios diferenciados), loja de produtos alimentícios naturais, orgânicos, padarias, confeitarias, lanchonetes, lojas de bebidas, cachaças, vinhos,  chocolaterias, cafeterias, minitorrefações, restaurantes, lojas de artesanato, presentes, objetos decorativos, cerâmicas e joalherias. 

A pesquisa faz parte do trabalho de estruturação do Selo Brasileiro de Indicação Geográfica, que está sendo conduzido por um grupo de trabalho que reúne representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); do Ministério da Economia; do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e do Sebrae. Após o recebimento do conteúdo, as respostas serão compiladas pela equipe do Sebrae e divulgadas ao público.  

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