BNews Agro

Adab realiza evento sobre participação dos criadores na vigilância contra a febre aftosa

Divulgação/Adab
Em maio deste ano, apenas os animais de zero a 24 meses serão imunizados contra a febre aftosa  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Adab

Publicado em 04/04/2022, às 11h47   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A 1ª Etapa da campanha estadual contra a Febre Aftosa só começa, oficialmente, em maio, mas, no oeste do estado, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) realizaram um seminário para discutir o tema e atualizar informações. A condição de Zona Livre de Aftosa é o cartão de passagem para a exportação de produtos em todo o mundo e, junto com os estados do Bloco IV, a Bahia pleiteia o status de área livre da doença sem a necessidade de vacinação dos rebanhos.

“Antes, porém, é necessário continuar a imunização dos animais e atentar para a inversão da campanha em 2022”, ressaltou o coordenador do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa na Bahia, José Neder.

Por determinação do Ministério da Agricultura, em maio deste ano, apenas os animais de zero a 24 meses serão imunizados.

O objetivo do encontro foi realizar o alinhamento, padronização e atualização de informações com os profissionais que atuam na região oeste, e tratar das corresponsabilidades entre instituições e setor produtivo. Ao todo, foram 61 participantes, entre médicos veterinários, pequenas e grandes empresas, além da agricultura familiar.

Matérias relacionadas:

“Prestamos o Serviço Veterinário Oficial, mas a Adab sozinha não alcança os resultados esperados. A união de todo o segmento é importante, na medida em que os criadores dependem da Agência para as certificações de sua produção e a Adab precisa do apoio dos produtores para desempenhar seu papel adequadamente”, destacou Neder.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp