BNews Agro

Anvisa suspende alimentos da marca Fugini; saiba detalhes

Divulgação/PMO
A Anvisa barrou qualquer tipo ato que envolva desde a fabricação até a distribuição dos alimentos  |   Bnews - Divulgação Divulgação/PMO

Publicado em 30/03/2023, às 08h27   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Os processos de fabricação, comercialização, distribuição e uso dos alimentos da marca Fugini foram suspensos, nesta quarta-feira (29), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essa medida vale para a empresa sediada na cidade de Monte Alto, situada na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo

Dentro da empresa, molhos de tomate, maionese, mostarda, ketchup, batata palha e conservas vegetais encabeçam a lista dos produtos feitos pela companhia. De acordo com informações publicadas pela Anvisa, a medida preventiva ocorreu após a realização de inspeção sanitária na fábrica paulista.

Na ocasião, foram identificadas falhas graves de boas práticas de fabricação ligadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas, rastreabilidade, entre outros. Esse combo de falhas têm como possibilidade o impacto direto na qualidade e na segurança do produto final.

Ainda assim, a suspensão tanto da comercialização quanto da distribuição será instituída somente para os produtos em estoque na empresa. A volta das atividades, inclusive, só poderá ser realizada quando a companhia adequar o processo de fabricação de seus produtos às boas práticas de fabricação definidas pelo órgão de vigilância

"Alimentos vencidos, incluindo suas matérias-primas, são considerados impróprios para o consumo, conforme Código de Defesa do Consumidor, e a sua exposição à venda ou ao consumo é considerada infração sanitária. Assim, o recolhimento de alimentos visa retirar do mercado produtos que representem risco ou agravo à saúde do consumidor", informa a Anvisa.

Entenda o termo “boas práticas de fabricação”

A Anvisa aponta que as boas práticas de fabricação correspondem a um conjunto de procedimentos que precisam ser seguidos por empresas fabricantes de alimentos, necessárias de modo a garantir a qualidade sanitária desses produtos. 

Por essa razão, as práticas envolvem uma série de regras referentes à fabricação de um alimento e envolvem desde as condições físicas e higiênico sanitárias das instalações ao controle de qualidade das matérias-primas e do produto final. Outras questões como saúde e capacitação dos trabalhadores, controle de pragas, armazenamento, transporte e documentação também são englobadas. 


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp