BNews Agro

Após autorização, Rio Grande do Norte passa a exportar bananas para o Egito

Arquivo/Agência Brasil
Após autorização, Rio Grande do Norte passa a exportar bananas para o Egito  |   Bnews - Divulgação Arquivo/Agência Brasil

Publicado em 05/10/2022, às 11h03   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A partir de agora, o Rio Grande do Norte passará a exportar a banana produzida no estado para o Egito. Isso porque, o governo recebeu, na última segunda-feira (3), um parecer favorável para a atividade. De acordo com o G1, o documento emitido pela República Árabe do Egito foi enviado ao Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn) do RN.

O Ministério da Agricultura e o Idiarn já haviam participado, no mês de agosto, de uma auditoria técnica em conjunto com uma equipe de produtores de banana do Egito. O encontro aconteceu nas cidades de Assú e Ipanguaçu, onde foram verificadas as condições de cultivo, bem como a possibilidade ocorrência de pragas quarentenárias, também conhecidas como “mal-do-Panamá” e “Sigatoka Negra”.

Na ocasião, a equipe técnica egípcia também analisou a forma como o plantio é processado, além da colheita e processamento do fruto e embalagem. A Atividade garantiu, ainda, a adoção de estratégias para a garantia do processo de importação.

Para que as bananas produzidas no Rio Grande do Norte sejam exportadas para o país africano, será obrigatório habilitar a casa de embalagem pelo Instituto de Defesa e Inspeção do RN.

Além disso, será necessário que as frutas estejam livres de restos de solo e plantas, e que as cargas sejam inspecionadas para comprovação de que não correm o risco de contrair pragas. Sendo assim, será permitida a emissão do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) pelo Idiarn, que possibilita a liberação do Certificado Fitossanitário Internacional (CFI), emitido pelo Mapa. Após esse procedimento, a carga é acompanhada até o seu destino.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp